Juína/MT, 13 de Dezembro de 2024
facebook001.png instagram001.png youtube001.png
aa9a80b34a620ff8aded7659831dc4b1.png
https://cdn.juinanews.com.br/storage/webdisco/2023/07/07/original/6752654577c6b33b1b62a50f637045f0.png
00:00:00

13 de Dezembro de 2024


Juína Sexta-feira, 09 de Setembro de 2022, 16:21 - A | A

Sexta-feira, 09 de Setembro de 2022, 16h:21 - A | A

Setembro Amarelo: município de Juína desenvolve ações; assista

Juína News

Desde 2015, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o ‘Setembro Amarelo’, sendo o dia 10 deste mês dedicado oficialmente como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o ‘Setembro Amarelo’ é a maior campanha anti estigma do mundo!

Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas pelos profissionais da saúde de Juína.

Em entrevista, Joyce Ribeiro De Oliveira, psicóloga e coordenadora de saúde mental do município de Juína falou das ações que vêm sendo desenvolvidas ao longo do ano com a capacitação dos profissionais como foi realizado no início deste ano com palestras de professores vindo da capital Cuiabá fazendo o treinamento de mais de 50 profissionais da UPA 24 horas, SAMU, Atenção Primária (UBSs) e também a FACILITA GESTÃO PÚBLICA, que vem assessorando o município de Juína.

Joyce destacou que para o mês de setembro está sendo desenvolvida uma capacitação para os professores da rede municipal de ensino dos 09 CEIS e 05 escolas, sendo três escolas do perímetro urbano e duas da zona rural, onde a demanda de crianças com ansiedades e comportamentos alterados tem causado muitas preocupações a todos.

Durante todos os sábados do mês de setembro haverá atividades ao ar livre em pontos específicos da cidade, ressaltou Joyce que alertou para que as pessoas que sentirem sintomas da depressão procurem as UBSs que são os centros de atenção primária que irá fazer o acolhimento, triagem e se necessário o encaminhamento para o Centro de Apoio Psíquico Social (CAPS) que em breve contará com um profissional médico que está em fase de contratação para atender a população, e no caso de emergência que os pacientes procurem pela UPA 24 horas sendo esses locais que possuem profissionais capacitados para atender nos casos de depressão.

Em relação as crianças que estão necessitando de acompanhamento especifico dos pais e professores, a coordenadora ressaltou que o problema surgiu durante o período da pandemia com a quebra da rotina delas, onde as crianças se viram obrigadas a adotar um modo de vida bem diferente da rotina habitual. Ela alerta para as diversas formas de manifestação da doença que pode apresentar sintomas de agressividades, como também de isolamento social e familiar.

Durante todo os meses do ano o CAPS de Juína manterá atenção sempre em alerta a fim de preparar os profissionais para atender de forma correta todos os casos que forem levados ao conhecimento das unidades de saúde.

Dados do SINAN são de que a violência auto provocada é o segundo agravo mais notificado no município de Juína, e em primeiro estão os acidentes de trânsito.

Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews

 

VÍDEO

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros