Mato Grosso registrou o terceiro caso suspeito de varíola dos macacos no município de Rondonópolis (214 km de Cuiabá), na terça-feira (2). O registro foi confirmado pela Secretaria de Saúde do município e segue em monitoramento.
De acordo com a pasta, o caso suspeito se trata de um homem de 45 anos que retornou de uma viagem ao Rio de Janeiro (RJ) há poucos dias.
O paciente apresenta lesões características da doença, mas até o momento sem nenhuma complexidade. Ele vai ficar em isolamento até o desaparecimento completo das lesões, que podem durar até 21 dias.
A equipe da Saúde coletou amostras para exames que foram encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen) e também para um laboratório particular. A previsão é de que o resultado saia em até 7 dias.
Outros casos
Além do paciente de Rondonópolis, outros dois casos suspeitos também seguem monitorados em Cuiabá. Trata-se de 2 homens - um de 29 e outro de 34 anos - que têm lesões características da doença, mas sem nenhuma complexidade.
Eles apresentam sintomas da doença como dor de cabeça, início de febre acima de 38,5°C, linfonodos inchados, dores musculares e no corpo, além de dor nas costas e fraqueza profunda. Os dois pacientes também seguem em isolamento domiciliar.
Fonte: GD