Juína/MT, 15 de Junho de 2024
facebook001.png instagram001.png youtube001.png
aa9a80b34a620ff8aded7659831dc4b1.png
https://cdn.juinanews.com.br/storage/webdisco/2023/07/07/original/6752654577c6b33b1b62a50f637045f0.png
00:00:00

15 de Junho de 2024


Mato Grosso Terça-feira, 28 de Março de 2023, 08:27 - A | A

Terça-feira, 28 de Março de 2023, 08h:27 - A | A

Governador recebe novo modelo de identidade; saiba como solicitar a sua

Mauro Mendes solicitou documento no Ganha Tempo e serviço está disponível a todos os mato-grossenses

Da Redação

O governador Mauro Mendes recebeu, nesta segunda-feira (27.03), o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN), implantada em Mato Grosso no início deste mês.

A entrega foi realizada pelo diretor da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Rubens Okada. O novo formato do documento já está disponível para solicitação gratuita de todos os mato-grossenses.

“Essa carteira vai unificar os documentos de identificação em todo o país. No estado de Mato Grosso, a Politec está emitindo nos seus 145 postos, e também pode ser pedida pelo Ganha Tempo. A primeira impressão é gratuita na versão de papel e depois você pode baixar no seu celular também. Apenas Mato Grosso e mais três estados já implantaram”, relatou Mauro Mendes, que solicitou o documento há pouco mais de 10 dias.

Rubens Okada destacou que a nova CIN é moderna e mais segura do que os formatos anteriores. 

“Esse documento está unificando os dados junto à Receita Federal, onde o número da CIN é o CPF, que é checado tantos nos nossos bancos de dados quanto nos bancos de dados da Receita Federal durante o processo de solicitação. A vantagem do novo documento é a possibilidade de validação eletrônica de autenticidade por QR Code, além de conter padrões internacionais de segurança, como o código MRZ – o mesmo do passaporte que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade”, explicou.

Como solicitar

O processo de emissão da nova identidade segue o mesmo procedimento do modelo anterior, por meio das unidades do Ganha Tempo ou em um dos 145 postos de atendimento da Politec.

Os atendimentos nas unidades do Ganha Tempo devem ser realizados mediante agendamento através do site da unidade.

Para a solicitação do documento, basta levar o número do CPF e a certidão de nascimento ou casamento civil. No caso de menores de 16 anos é exigida a presença dos pais, munidos de seus documentos de identificação.

A primeira via da nova identidade é gratuita para as versões física, em cédula, e digital - que poderá ser acessada pela plataforma gov.br após a confecção da versão física. Já o modelo impresso em cartões de policarbonato tem a taxa de R$ 99,53 para emissão.

O requerente poderá solicitar a inclusão dos seguintes dados opcionais, desde que apresente o documento físico no ato da solicitação. Sendo eles: Tipagem Sanguínea ou Fator RH (comprovada por exame laboratorial); ser doador de órgão; condições específicas de saúde cuja divulgação possa contribuir para preservar a sua saúde ou salvar a sua vida; símbolos de acessibilidade; CNH; título de eleitor; carteira funcional; certificado militar; PIS/PASEP; NIS; NIT; Nome Social (preencher o formulário disponível no Site da Politec).

Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews 

 

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros