Juína/MT, 21 de Julho de 2024
facebook001.png instagram001.png youtube001.png
aa9a80b34a620ff8aded7659831dc4b1.png
https://cdn.juinanews.com.br/storage/webdisco/2023/07/07/original/6752654577c6b33b1b62a50f637045f0.png
00:00:00

21 de Julho de 2024


Mato Grosso Quarta-feira, 15 de Março de 2023, 08:26 - A | A

Quarta-feira, 15 de Março de 2023, 08h:26 - A | A

Governo de MT entrega mais de R$ 18 milhões em investimentos para fortalecimento da agricultura familiar

No total, foram adquiridas 159 máquinas e veículos para beneficiar diretamente associações, aldeias e comunidades de 70 município

Da Redação

O Governo de Mato Grosso entregou nesta segunda-feira (13.03) 159 veículos, equipamentos e máquinas para fomentar a agricultura familiar no Estado, que vão beneficiar diretamente associações, aldeias e comunidades de 70 municípios. A entrega foi feita pelo governador Mauro Mendes, primeira-dama Virginia Mendes, e secretária de Agricultura Familiar, Teté Bezerra, aos prefeitos e representantes dos produtores. Mais de R$18,4 milhões foram investidos para essa entrega, com recursos próprios e emendas parlamentares.

Foram entregues 12 caminhões 12 m, duas carretas basculante, uma carreta para microtrator, três encanteiradores, três enxadas rotativas, quatro escavadeiras hidráulicas, uma grade 14x26, 17 Hilux, dois misturadores de ração, nove perfuradores de solo, 12 plantadeiras adubadeiras, cinco plantadeiras de mandioca, 44 resfriadores de leite de 1000 litros, 30 resfriadores de leite de 500 litros, três roçadeiras frontais, três roçadeiras hidráulicas e oito tratores 100 CV.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, destacou que essa é uma entrega muito relevante, pois é para a agricultura familiar, atividade realizada por milhares de famílias em todo o Estado, distribuídas nos 141 municípios. “Nos últimos quatro anos nós fizemos muita coisa, comprando equipamentos, comprando vários tipos de utensílios para a agricultura familiar. Essa entrega de hoje é um salto nos compromissos que tínhamos feito com prefeituras e produtores”.

Durante o discurso, o governador reforçou a importância de se ter políticas públicas para fomentar a agricultura familiar e anunciou que agora é hora de dar um passo um pouco diferente no setor. “Dar máquina, dar trator, é ótimo. Mas nós precisamos pensar na agricultura familiar de uma forma diferente, olhando para nossas cadeias produtivas, ver o que é preciso para serem fortalecidas e ajudá-las a se tornar em polos de produção. Esse tem que ser nosso maior foco”, ressaltou.

Conforme a secretária Teté Bezerra, os investimentos que o Governo oferece, com a entrega de máquinas e implementos agrícolas, auxiliam, aperfeiçoam e ampliam a produção, que tem como consequência a diminuição do tempo de execução em várias etapas do processo produtivo, além do ganho em eficiência. “É a tecnologia contribuindo para aumentar a produtividade”, frisou.

O senador Jayme Campos pontuou que a agricultura familiar é uma grande força da economia brasileira e que é preciso ter incentivos para dar aos produtores dignidade, cidadania e possibilitar que eles tenham renda própria. “Essas ações que o Governo de Mato Grosso tem feito, não só com recursos próprios, mas com parcerias com a nossa bancada federal e deputados estaduais, têm permitido o grande investimento que tem sido feito em nosso Estado”, disse.

Para o deputado federal Fábio Garcia, essa entrega mostra que o Governo está no caminho certo valorizando os agricultores familiares. “Um estado vocacionado ao campo como Mato Grosso obviamente não pode deixar de olhar para a agricultura familiar de pensar a melhor distribuição de renda do campo”, frisou.

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho, elencou as ações realizadas pelo Governo do Estado nos últimos quatro anos para a agricultura familiar e destacou a relevância de iniciativas como a regularização fundiária e distribuição de insumos agrícolas. “O próximo passo agora é trabalhar para criar uma estrutura sustentável para o produtor se desenvolver. É isso que nós queremos e essa vai ser a grande mudança que o Governo vai deixar para esse estado para os produtores da agricultura familiar”, falou Botelho.

Representando todos os prefeitos que foram contemplados, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, lembrou que uma das metas do atual Governo é fazer mais pelo social, investindo em moradias e na agricultura familiar. “Parabenizo o senhor por isso, por ter recuperado as finanças do Estado para poder trabalhar com um olhar para o Social”, falou o prefeito.

A solenidade de entrega aconteceu na Central de Abastecimento de Agricultura Familiar de Várzea Grande. Também estiveram presentes os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil), Laice Souza (Comunicação), Cesar Miranda (Desenvolvimento Econômico), coronel PM César Augusto de Camargo Roveri (Segurança Pública), tenente-coronel PM Jordan Espíndola dos Santos (Gabinete do Governador); os deputados estaduais Thiago Silva, Max Russi, Dr. João; o presidente da Empaer-MT, Renaldo Loffi; prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, entre outras autoridades e representantes dos produtores rurais.

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros