A Escola Estadual José Domingos Fraga, em Sorriso (420 km ao norte da capital), coloca em prática planos interventivos para reduzir a defasagem do aprendizado. As ações foram pensadas após avaliação dos alunos e identificação dos pontos com mais deficiência. No último bimestre, a escola realizou os trabalhos levando em conta os resultados da avaliação diagnóstica de 2020.
As intervenções ocorreram em todas as áreas do conhecimento e um dos destaques foi o trabalho envolvendo os alunos da área de ciências da natureza do Ensino Médio. Para entender como funciona a produção de energia, o desafio proposto foi a confecção de maquetes, que depois seriam entregues na escola, ou apresentadas por vídeos e fotos.
“O objetivo é que os alunos compreendam os processos de produção de energia. Os trabalhos deixaram os alunos motivados a compreender na prática os conteúdos. É gratificante quando o professor propõe uma atividade e os alunos se empenham e se percebe que o resultado foi satisfatório, ainda mais nestes tempos de pandemia”, assinala a professora Silvane Guarrezi.
O coordenador pedagógico Adriano Placido salienta que, apesar do distanciamento, os alunos desenvolveram trabalhos de grande qualidade e empenho, o que demonstrou que a intervenção pedagógica alcançou os resultados esperados.
“Nossos professores têm feito grande esforço para reduzir a defasagem da aprendizagem em função da pandemia. Temos vários planos de intervenção”, frisa.