Carregando...
Carregando


Juína News

Hoje Domingo
17 de Novembro de 2019




Umidade do ar deve chegar a 13% nesta semana em Cuiabá

Queda na temperatura está prevista para quinta-feira (15), de acordo com o Cptec

13 de Agosto de 2019
- Fonte: Bruna Barbosa/Midia News
Marcus Mesquita/MidiaNews

Marcus Mesquita/MidiaNews

O clima amanheceu mais ameno em comparação com os últimos dias nesta terça-feira (13), na Grande Cuiabá. Porém, a umidade relativa do ar na Capital deve chegar a 13% na quinta-feira (15), o que chega a ser um clima quase desértico.
 
Apesar da mínima prevista pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) ser de 15ºC, a máxima deve chegar a 36ºC. 
 
Conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), índices inferiores a 60% de umidade relativa no ar não são adequados para a saúde humana.
 
Segundo previsão do Clima Tempo, para a semana em Cuiabá não há previsão de que a umidade relativa do ar se encaixe nos padrões da OMS, chegando, inclusive, a registrar estado de alerta. 
 
Nesta terça-feira (13), a previsão é de que a umidade não ultrapasse 56%. Podendo chegar a 20%, valor que se encaixa nos padrões de criticidade da OMS. 
 
Na quarta-feira (14), a condição do ar deve piorar ainda mais, conforme o Clima Tempo, chegando a 18% (estado de alerta). 
 
No restante desta semana, a umidade também deve chegar a 13%. Abaixo de 12% é considerado como estado de emergência pela OMS. 
 
Especialistas orientam que as pessoas consumam bastante líquido durante esse período de tempo seco e calor predominante. A orientação é para que a população minimize os esforços físicos, principalmente nos horários mais quentes do dia, entre 10h e 14h.
 
Além do uso de soro fisiológico nos olhos e narinas, por conta do tempo seco. 
 
 
Clima desértico
 
A amplitude térmica (diferença entre temperatura máxima e mínima) da Capital se aproxima à condição de clima desértico, onde, durante o dia, a máxima pode ser superior a 35ºC, porém, a temperatura pode cair bruscamente durante a noite. 
 
Conforme a previsão do Cptec, a máxima nesta terça-feira (13) é de 37ºC, enquanto a mínima será de 20ºC, enquanto a probabilidade de chover em Cuiabá é de 5%. Já na quarta-feira (14), a tempetura deverá cair ainda mais, de acordo com o instituto, a máxima será de 31ºC e a mínima de 17ºC. 
 
Já na sexta-feira (16), a previsão é de mínima de 15ºC e máxima de 36ºC. 
 
No final de semana, o Cpetc prevê aumento nas temperaturas mínimas. No sábado (17), a mínima deverá chegar a 25ºC enquanto a máxima prevista é de 38ºC. No domingo (17), a máxima de 38ºC deve se manter na Capital, a mínima para o dia será de 20ºC. 
 
 
Chapada dos Guimarães 
 
Em Chapada dos Guimarães (a 64 km de Cuiabá), a previsão é de que os termômetros cheguem a 8ºC nesta semana. De acordo com o Cpetc, nesta terça-feira (13), a mínima será de 12ºC e a máxima de 32ºC. 
 
Já na quarta-feira (14), a mínima será de 11ºC e a máxima a 27ºC. Na quinta-feira (15), o Município deverá registrar a menor temperatura da semana, conforme previsão do instituto, com mínima de 8ºC e máxima de 31ºC. 
 
Na sexta-feira (16), o Sol também deve predominar em Chapada dos Guimarães, com máxima de 31ºC e mínima de 17ºC. Já no sábado (17), a mínima também deverá ser de 17ºC, enquanto a máxima deve ser de 33ºC. 
 
 
No domingo (18), a máxima prevista é de 35ºC e mínima de 16ºC. 
 
 
Queimadas 
 
Os números de focos de calor entre 1º de janeiro e 31 de julho aumentaram 41,57% quando comparados com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
 
Na Amazônia Legal o aumento é de 41,77%, no mesmo período. O Brasil também apresenta uma elevação na quantidade de focos de calor, chegando a e 27,91% de crescimento em relação a 2018.
 
Até o mês de julho, o Corpo de Bombeiros já atendeu 660 incêndios em vegetação (terrenos urbanos e incêndios florestais) em Mato Grosso.
 
Os atendimentos a incêndios em vegetação de julho são quase 20 vezes maiores que a média dos quatro primeiros meses.
 
 
 
  • Whatsapp
  • Whatsapp
  • Google
0 - COMENTÁRIO
Deixe seu comentário



O site www.juinanews.com.br foi criado em 2008 com o único objetivo de levar as informações e as notícias do município de Juína e toda região.

Com o Juína News, você fica informado. As notícias são imparciais, volte sempre.

© 2008 - 2019 - A notícia certa, na hora certa.
Todos os direitos reservados.