Está em curso desde o dia 1º de janeiro em todo o território nacional, o período de alistamento militar para os jovens do sexo masculino, nascidos em 2006. Ele é feito online pelo site do exército brasileiro ou presencial na 13ª Delegacia de Serviço Militar da 30ª CSM, em Juína, anexo a prefeitura municipal.
O Tenente Julio Gomes Monteiro, responsável pelo serviço no município, chama a atenção para a importância do alistamento. Ficar em débito com o serviço militar tem implicações na obtenção ou prorrogação de passaporte, no ingresso como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial ou subvencional, no ato de assinar contrato com o governo federal, estadual, dos territórios ou municípios, na prestação de exame ou matrícula em qualquer estabelecimento de ensino, na obtenção da carteira profissional ou de identidade, participação em concurso público, entre outros.
Para inscrição, que é gratuita e da qual a omissão implica em multa, de acordo com o Art,. 176.1, é necessário foto 3x4, Certidão de Nascimento, RG ou CPF e comprovante de residência. Neste caso, tem que residir no município.
O resultado da seleção sairá entre os dias 15 e 30 de julho, na aba “Acompanhar Alistamento” do site já mencionado. No dia 08 de maio, às 07h30, na Praça da Bíblia, acontecerá a solenidade de juramento à bandeira, para qual exige-se como uniforme de apresentação o uso de camiseta branca e calça jeans. Na ocasião haverá entrega ou do Certificado de Alistamento (CAM) ou o Certificado de Dispensa da Corporação (CDI).
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews