Uma operação integrada anexa a operação Hórux/Vigia, FAB, Polícia Federal, Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Polícia militar de Mato Grosso Do Sul, Mato Grosso e Ciopaer, prenderam na região da cidade de Brasnorte, o Co piloto de uma aeronave que transportava quase 300 quilos de cocaína.
A prisão do Copiloto só possível através de denúncias de populares que acionaram a polícia e informaram que nas proximidades do Rio Cravari em Brasnorte, havia um homem em atitude suspeita e pedindo carona para ir até a rodovia MT 170.
A guarnição da polícia militar de Brasnorte e Campo Novo do Parecis chegaram no local indicado, e ao realizar abordagem em uma carreta foi encontrada na cabine uma mochila com roupas, água, mantimentos e aproximadamente 300 gramas de substancia análoga a maconha.
O proprietário da mochila se identificou como sendo o Co piloto de uma aeronave que havia sido abatida no dia 07 de setembro com 296 quilos de cloridrato de cocaína e 01 quilo de maconha, que era transportada por uma aeronave modelo CESSNA 182P. Ele confessou que seu companheiro e piloto do avião encontrava-se perdido na mata.
De acordo com informações apuradas, o suspeito confessou aos policiais que iria ganhar um valor de 50 mil reais para levar a carga de drogas até a cidade de Goiânia, onde a pretensão era de não fazer escala em nenhum outro lugar, porém, ao traçar o plano de voo, o mesmo teve que ser alterado nas proximidades do município de Tangará Da Serra, onde o piloto desviou a rota para a região de
Brasnorte local em que a aeronave foi abatida e veio a cair numa região de mata fechada se perdendo do piloto.
O suspeito foi conduzido para a delegacia municipal de polícia judiciária civil de Brasnorte, onde permanece preso, enquanto a guarnição da polícia militar continua fazendo buscas na região a fim de encontrar o piloto da aeronave que ainda está desaparecido.