O governo do estado publicou o decreto 0836/2021 que estabelece medidas mais restritivas para conter a pandemia da Covid-19. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial na segunda-feira (01.03).
O estado já está com grande maioria dos leitos de UTIs comprometido devido o avanço da doença.
Na noite de ontem, o Grupo de Apoio (GAP), bombeiros militares da 14ª CIBM e equipes de fiscalizações, fizeram um trabalho de conscientização em vários pontos da cidade de Juína como bares, lanchonetes, praças e outros locais, alertando a população para o cumprimento das regras estabelecidas no decreto estadual que passaram a valer após as 00:00h desta quarta-feira dia 03 de março de 2021.
O soldado do corpo de bombeiros Gleyson falou com o Juína News e explicou sobre o trabalho realizado, onde pessoas foram orientadas a necessidade de se cumprir o decreto do governo, e frisou sobre quais os comércios que poderão permanecer aberto após o período estabelecido, ressaltando que após as 21:00h ninguém poderá trafegar pelas ruas da cidade sem que haja a comprovação da necessidade de sair de casa, podendo sofrer as penalidades da lei.
O bombeiro militar explicou que as ações de fiscalização serão realizadas a partir desta quarta-feira, onde uma ação conjunta das forças de segurança estarão atuando nas ruas da cidade incluindo todos os bairros, e pediu a colaboração e conscientização da população que será de grande importância durante os 15 dias em que o decreto estará em vigor no estado, e lembrou que nos casos de algumas pessoas ter que sair de suas casas em caso de uma extrema necessidade, e mesmo assim terá que comprovar com justificativa convincente, pois devido à gravidade do momento em que o mundo está atravessando, o decreto será cumprido com rigor.
O corpo de bombeiros da 14ª CIBM que também foi integrado as forças de segurança para atuar nos casos de descumprimento da lei poderá agir como as demais forças de segurança que são as policias militares e civis, órgão de fiscalização, porém, o soldado Gleyson acredita que as pessoas conscientizadas irão colaborar para o bom andamento das ações, entretanto, no caso de descumprimento serão aplicadas as medidas cabíveis nos infratores.
As normas passam a valer a partir desta quarta-feira (03.03). As medidas são impositivas para todo o estado e valem por 15 dias. As regras podem ser prorrogadas, endurecidas ou flexibilizadas, conforme o resultado obtido.