Na noite de domingo, 6 de outubro de 2024, por volta das 21h56, uma operação integrada entre a Polícia Militar e a Polícia Civil de Aripuanã, com apoio da Força Tática de Juína, resultou na prisão de dois homens, entre eles Sander Cássio Fonseca Mota, que possuía um mandado de prisão em aberto pela Comarca de Espigão D’Oeste (RO).
Segundo a PM, a operação foi deflagrada após diversas denúncias de que um homem armado, identificado posteriormente como Sander, estava efetuando disparos de arma de fogo em uma festa, onde havia várias pessoas, inclusive crianças.
O vídeo em que aparece as pessoas inclusive criança começou a circular em grupos de moradores, cobrando uma resposta rápida das forças de segurança, devido ao suspeito sacar uma arma de fogo e efetuar três disparos para o alto.
De posse das informações e após reconhecimento do suspeito pelas imagens, a equipe policial, liderada pelo comandante Major Richard da 10ª Companhia PM, deslocou-se até o local, onde encontraram uma festa em andamento. Sander foi avistado e recebeu voz de prisão pelos disparos realizados. No local, os policiais encontraram duas cápsulas deflagradas de munição calibre .45mm e, em um ponto escuro próximo à residência, localizaram uma pistola Taurus 1911 calibre .45mm.
Ainda conforme a polícia, durante a prisão do suspeito, outro homem, identificado como Pablo Barbosa Araújo, tentou obstruir o trabalho dos policiais, desacatando-os e incitando os demais presentes contra a guarnição. Diante da situação, Pablo também recebeu voz de prisão.
Ambos os suspeitos estavam visivelmente embriagados e foram conduzidos ao quartel da polícia, onde foi registrado o boletim de ocorrência antes de serem encaminhados à Delegacia de Polícia Civil. Nenhum dos dois apresentou lesões corporais.
Além da pistola calibre .45mm, os policiais localizaram um revólver calibre .22 com seis munições dentro de uma caminhonete estacionada na saída da residência. Embora o proprietário do veículo não tenha sido encontrado, a arma foi apreendida.