Na manhã desta segunda-feira (9), foi lançada oficialmente a Operação de Fim de Ano em Juína, Mato Grosso. O evento aconteceu às 8h30, na Praça da Bíblia. A operação visa intensificar o policiamento durante o período de festas e compras de fim de ano, indo até dia 3 de janeiro de 2025.
O Major Gleison, comandante da Força Tática, explicou que a operação contará com o máximo de policiais disponíveis, incluindo reforço de equipes administrativas, da Força Tática e do policiamento ordinário, através da jornada extraordinária.
“O objetivo é estar onde o povo está”, destacou o Major. Ele explicou que o movimento de pessoas e veículos aumenta significativamente no final do ano, especialmente em áreas comerciais e em locais de eventos e confraternizações. Por isso, a Polícia Militar concentrará esforços para haver maior circulação de pessoas, com o objetivo de garantir a sensação de segurança e prevenir crimes.
O comandante ressaltou a importância da colaboração dos cidadãos durante as abordagens policiais. “O cidadão de bem entende que a abordagem é necessária para apreender armas, drogas ou capturar foragidos”, afirmou, acrescentando que a operação também terá um foco especial no trânsito, com ações para coibir infrações e evitar acidentes, especialmente relacionadas à combinação de álcool e direção.
“Álcool e volante não combinam. Se for beber, chame um Uber ou entregue a direção a alguém habilitado”, recomendou o comandante. Barreiras e bloqueios serão realizados em horários variados para identificar e retirar condutores de circulação que transgridam a legislação.
Moto patrulhamento
O grupo RAIO, especializado em policiamento com motocicletas, também será amplamente empregado durante a operação. O Major Gleison explicou que essa equipe será responsável por coibir manobras perigosas e fiscalizar condutores sem habilitação, além de realizar acompanhamentos táticos em situações de risco.
A operação de Fim de Ano ocorre simultaneamente em todas as regiões do estado de Mato Grosso, reforçando o compromisso da Polícia Militar em garantir a segurança da população durante o período festivo.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews