Em entrevista nesta segunda-feira (12), o secretário de Planejamento de Juína, Robson Amorim Machado, detalhou as medidas em andamento para melhorias no Aeroporto Municipal, após o furto de um avião bimotor Baron 58, ocorrido na madrugada de hoje. O secretário destacou que, atualmente, a segurança das aeronaves no período noturno — das 20h às 6h — é de responsabilidade dos proprietários que utilizam os hangares disponíveis no local.
Machado explicou que a gestão do aeroporto, vinculada à Secretaria de Planejamento, assumiu o espaço há dois anos e está trabalhando para regularizar sua situação. Entre as ações em curso, está a adequação do projeto de pavimentação da pista, que será protocolado na SINFRA ainda hoje, permitindo uma nova licitação. Além disso, será instalada uma nova cerca, e já foram concluídos os planos de PBZPA e de ruídos, etapas essenciais para a regularização perante a ANAC.
O próximo passo, segundo ele, é regularizar a situação dos hangares, construídos em gestões anteriores sem documentação adequada entre proprietários e a prefeitura. Enquanto isso, a segurança noturna fica a cargo dos donos das aeronaves, embora já tenham sido instaladas quatro câmeras de monitoramento — que registraram o momento do furto, mas sem um sistema de alerta ou guarda noturno.
Machado afirmou que, uma vez formalizada a gestão do aeroporto, será possível liberar novos hangares mediante contrato, credenciar os já existentes e ampliar a estrutura administrativa, incluindo mais servidores e segurança. Também está prevista a pavimentação da via de acesso e a construção de um novo terminal, cujo projeto já está finalizado. O objetivo é qualificar o aeroporto para receber aeronaves maiores e implementar tarifas de pouso e decolagem, garantindo maior segurança e eficiência ao local.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews