Uma operação da Polícia Federal e do Ministério Público do Trabalho (MPT) resgatou, nesta quarta-feira (21), 6 trabalhadores em condições análogas à escravidao em uma fazenda localizada na área rural de Nova Bandeirantes (a 1.009 km de Cuiabá). Eles estavam alojados em um curral infestado de morcegos e eram mantidos sob condições precárias.
Segundo denúncias feitas ao MPT, os empregados trabalhavam em jornada exaltante, sem a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e recebendo os salários de maneira atrasada.
Os pagamentos eram realizados por meio de cheques, os quais precisavam ser trocados em estabelecimentos comerciais próximos à fazenda, mediante a cobrança de 20% do valor nominal.
Todos os empregados estavam alojados em um curral de gado. Em imagens divulgadas pela Polícia Federal é possível ver a situação precária dos alojamentos mantidos pelos donos da propriedade.
Ainda segundo a PF, os infratores poderão responder por condição análoga à de escravo com pena de até 12 anos de reclusão.
Fonte: GD