O período extremamente seco, com ventos fortes constantes, baixa umidade relativa do ar, tem provocado prejuízo para produtores de Mato Grosso, com incêndios que aconecem expontaneamente.
Nessa sexta-feira, dia 30 de junho, um produtor rural teve seu trator totalmente destruído pelo fogo, em uma propriedade na região da rodovia MT 338, seguimento para Juruena, estrada Beira Rio, distante cerca de 120 Km de Juara.
Um vídeo que foi divulgado nas redes sociais, mostra o desespero do fazendeiro filmando sua máquina sendo destruída pelo fogo. No áudio ele lamenta o que aconteceu e repete: “porque aconteceu isso comigo”.
Aparentemente, o trator estava gradeando terra e pegou fogo sozinho, quando estava parado e não tinha ninguém no local. Felizmente não houve feridos.
Nesse período todo cuidado é pouco e o produtor rural precisa ficar atento, até mesmo quando desliga uma máquina que está super aquecida e, ao parar, uma faísca ou o superaquecimento mesmo, podem provocar um inicio de fogo.
Por isso o governo do estado de Mato Grosso criou o período proibitivo de queimadas rurais controladas, que começou hoje, dia 01 de julho e vai até 31 de outubro.
Durante esse período, todo fogo é ilegal, mesmo sendo provocado ou espontâneo e a fiscalização vai ser intensificada.
Importante lembrar, que as queimadas urbanas são proibidas o ano todo e quem desobedecer pode ser multado.
Fonte: Show de Notícias