Juína/MT, 21 de Julho de 2024
facebook001.png instagram001.png youtube001.png
aa9a80b34a620ff8aded7659831dc4b1.png
https://cdn.juinanews.com.br/storage/webdisco/2023/07/07/original/6752654577c6b33b1b62a50f637045f0.png
00:00:00

21 de Julho de 2024


Política Quarta-feira, 10 de Julho de 2024, 16:02 - A | A

Quarta-feira, 10 de Julho de 2024, 16h:02 - A | A

Chamamento

Cartório Eleitoral de Juína convoca mesários voluntários para eleições municipais

Juína News

O Cartório Eleitoral da 35ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Juína e Castanheira, está fazendo um chamamento aos mesários voluntários para as eleições municipais deste ano. Em entrevista realizada na manhã de hoje, o chefe do cartório, Waldomiro Ormond, frisou a importância da participação da comunidade e explicou os benefícios para os voluntários.

"Estamos fazendo um chamamento público, a pedido da doutora Raiana, juíza eleitoral, para que a população de Juína participe como mesários voluntários. Já iniciamos as convocações e a emissão das cartas, e temos recebido grande apoio da comunidade. No entanto, ainda há oportunidades para novos voluntários se inscreverem", disse Waldomiro.

Os mesários voluntários têm direito a diversos benefícios, incluindo dois dias de folga para cada dia de convocação, tanto para treinamento quanto para o trabalho nas eleições, aplicável tanto no serviço público quanto no privado. Além disso, estudantes universitários podem obter 21 horas de atividades extracurriculares, e há a novidade da isenção em concursos públicos estaduais para aqueles que participarem das eleições.

Sobre o treinamento dos mesários, Ormond explicou que será adotada a mesma estratégia da última eleição, com ensino a distância (EAD).

- A dificuldade de realizar o treinamento presencial é grande, então o EAD facilita o aprendizado, permitindo que cada mesário controle seu próprio ritmo. Todo o material será disponibilizado na internet. Para aqueles que não têm acesso à internet, faremos turmas presenciais complementares para tirar dúvidas e garantir o treinamento correto de todos os mesários -, contou.

As inscrições para voluntários podem ser feitas pelo site do TRE ou diretamente no cartório eleitoral, através do WhatsApp (99224-3823). "Ainda há vagas disponíveis, e incentivamos todos a se inscreverem e participarem deste processo democrático", acrescentou Waldomiro.

As eleições, unificadas nacionalmente, ocorrerão das 7h às 16h no horário de Brasília. Waldomiro Ormond também alertou sobre a importância da participação dos partidos políticos, órgãos públicos e sociedade no processo eleitoral. Ele lembrou que as convenções partidárias, onde os partidos definem seus candidatos, ocorrerão de 20 de julho à 5 de agosto, e o registro das candidaturas deve ser feito até 15 de agosto. A propaganda política será permitida a partir de 16 de agosto.

"O cartório eleitoral está preparado para verificar todas as pré-candidaturas e denúncias relacionadas, garantindo um processo eleitoral transparente e justo. Contamos com a colaboração de toda a comunidade para o sucesso das eleições municipais de 2024", concluiu Waldomiro Ormond.

Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews

 

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros