Castanheira, a 42 quilômetros de Juína, está entre os 214 municípios brasileiros, segundo o Conselho Nacional de Municípios (CNM) a ter apenas um único candidato a prefeito em 2024.
Jakson de Oliveira Rios Júnior, o Juninho, que tem como vice o empresário do setor mercadista Vanderlei dos Santos, é candidato solo pela segunda vez consecutiva, algo inédito na região.
Existem algumas particularidades num processo eleitoral de candidatura solo. Mesmo sem adversários, o candidato castanheirense deve receber mais de 50% dos votos válidos direcionados a ele, excluindo os nulos e brancos, segundo regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo essas regras, a votação é obrigatória para todos os eleitores, como em qualquer eleição, e a população ainda pode optar por votar nulo ou em branco. No entanto, esses votos não são computados para a contagem final que definirá a vitória do candidato.
Isto significa que, caso Juninho receba um único voto válido e todos os demais votos forem nulos ou em branco, ele será eleito, desde que seu único voto represente mais de 50% dos votos válidos.
Caso o candidato único não atinja a marca de 50% mais um dos votos válidos, a eleição é anulada, e uma nova eleição será convocada. Mas esse cenário é muito difícil de ocorrer, já que basta o candidato votar nele mesmo para ser eleito.
Nesse cenário, novas candidaturas podem ser registradas, incluindo a possibilidade de o próprio candidato único disputar o novo pleito, conforme as regras eleitorais definidas pelo TSE. O novo processo eleitoral ocorre dentro dos prazos estabelecidos pela legislação vigente.
Segundo informações da Justiça Eleitoral, através da 35ª Zona Eleitoral, da qual Castanheira faz parte, 5.976 eleitores estão aptos a votar neste domingo, 06 de outubro, em seis locais de votação. A Escola Estadual Maria Quitéria receberá o maior número de eleitores. São 4.517, distribuídos em 20 seções.
A exceção desta Escola, que fica na região central da cidade, todos os outros locais de votação encontram-se na zona rural. Dos cinco locais definidos pela Justiça Eleitoral, neste caso, a Escola Estadual Mário de Andrade, no 3º Assentamento, na Comunidade Nova Conquista, receberá o maior número de votantes, 600, em 03 a 07 seções.
Juninho que tenta a reeleição é candidato do União Brasil, que integra a coligação “Castanheira Unida e Mais Forte” com MDB, PSB e PL.