Mantendo a tradição em não ter 2º turno nas eleições para o governo do Estado, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), 58, foi reeleito para mais 4 anos de mandato. Com 85,27% das urnas apuradas, até às 19h Mendes obteve 948.564 votos, o que representa 68,55% de votos válidos.
O resultado já era esperado, já que todas as pesquisas de intenção de votos do instituto Gazeta Dados, mostravam Mendes com uma média de 70%. Já a primeira-dama de Cuiabá, Marcia Pinheiro (PV), tem 16,43%, seguido pelo pastor Marcos Ritela (PTB) com 14,20% e Moisés Franz (PSOL) com 0,83%.
Apoiador de Jair Bolsonaro (PL), Mauro Mendes fez sua campanha colar no presidente, e nem polarizar com a candidata que representa o ex-presidente Lula (PT) no Estado. Mendes teve como vice, o atual vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), e conseguiu a maior aliança e tempo de televisão, com o MDB, PL, PSB, PROS, Federação PSDB e Cidadania, além do União Brasil e Republicanos.
Durante a campanha, Mauro Mendes focou na divulgação de sua gestão, mostrando obras e programas que vem realizando desde 2019, quando pegou o Estado com uma crise fiscal forte, com atrasos em pagamento de fornecedores, atrasos salariais e no repasse da saúde aos municípios.
Essa é a quinta vez que Mauro Mendes disputa uma eleições, sendo sua 3ª vitória consecutiva. Ele iniciou na política em 2008, quando disputou a prefeitura de Cuiabá, quando foi derrotado pelo atual deputado Wilson Santos (PSD). Em 2010, Mendes disputou o governo do Estado pela primeira vez, perdendo no primeiro turno para o ex-governador Silval Barbosa (MDB).
Em 2012 consegue se eleger prefeito de Cuiabá pelo PSB, porém, decide não disputar a reeleição. Já em 2018 decide concorrer ao governo do Estado pelo DEM, após romper com o seu antigo aliado, o ex-governador Pedro Taques. Em uma eleição histórica, já que foi a primeira vez que um governador do Estado não conseguiu a reeleição, Mauro Mendes foi eleito em primeiro turno com 840.094 votos válidos.
Logo após o começo das apurações, o governador se reuniu com apoiadores no comitê do partido. Com música animada e chopp, ele comemorava a vitória antes mesmo do resultado oficial.
Fonte: GD