Juína/MT, 02 de Maio de 2025
facebook001.png instagram001.png youtube001.png
aa9a80b34a620ff8aded7659831dc4b1.png
https://cdn.juinanews.com.br/storage/webdisco/2023/07/07/original/6752654577c6b33b1b62a50f637045f0.png
00:00:00

02 de Maio de 2025

Política Sexta-feira, 02 de Maio de 2025, 09:07 - A | A

Sexta-feira, 02 de Maio de 2025, 09h:07 - A | A

Virginia entra na briga entre Janaina e Garcia; 'não gostei nem um pouco da fala racista', diz

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, entrou na briga entre a deputada Janaina Riva e o secretário da Casa Civil, Fabio Garcia. No instagram, em defesa ao membro do governo, Virginia publicou o vídeo de Garcia respondendo Riva e acrescentou que não gostou “nem um pouco da fala racista de quem diz representar as mulheres”.

Durante a fala na tribuna da AL para confrontar Garcia, na sessão desta quarta-feira (30), Janaina disse para o secretário que “ameaçazinha faz lá pra suas negas”. A expressão é racista. Ela reconhecer o erro e pediu desculpas logo em seguida.

“O secretário-chefe Fábio Garcia está coberto de razão em seu posicionamento. E não gostei nem um pouco da fala racista de quem diz representar as mulheres”, disse ela na legenda da publicação.

Virginia afirma ainda que a população já conhece a conduta de Garcia e que conhece a seriedade de seu trabalho. “O resto é conversa de quem acha que pode confundir a mente da população, quer palanque, e isso, acredito, não seja o caminho, mas sim o desespero gerado pela ânsia de poder”. 

Guerra declarada

A deputada estadual Janaina acusou o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, de perseguição por declarar para o senador Jayme Campos (União) que não pagaria as suas emendas parlamentares impositivas. Em um discurso acalorado, a parlamentar disse que não aceitará ‘ameaçazinha’ e o desafiou Garcia a comunicá-la pessoalmente. Disse ainda que ele vai 'pagar cada centavo' da emenda.   

Da tribuna do parlamento estadual, ela relatou o episódio, afirmando que após um prefeito sugerir ao senador, uma troca de emendas com ela, Jayme teria procurado o chefe da Casa Civil para ver a possibilidade da troca. E que, na conversa onde teria mais pessoas, Garcia teria cravado que não pagaria as emendas da deputada.    

“Eu quero dizer uma coisa ao secretário Fábio Garcia, vai pagar cada centavo das minhas emendas. E se não pagar, vai me enfrentar com muita força aqui na Assembleia de uma forma que ele nunca viu. Porque esse é um direito que foi me dado nas urnas”, disse Janaina durante a sessão desta quarta-feira (30).  

Janaina Riva também afirmou que Fábio Garcia não tem a coragem de falar na sua frente que não pagará suas emendas parlamentares, e que ele tem feito pelas suas costas.    

“Esse tipo de chantagem barata, ridícula e feita nas costas. Seja homem, fala isso pra mim que eu não gosto de molecagem. Eu sou mulher decente, tô fazendo aqui, desempenhando o meu papel. Não vem com molecagem para cima de mim. Ameaçazinha faz lá pra suas negas, faz pra lá. Não vem aqui fazer para mim”, pontuou.    

Segundo Janaina, sua declaração ocorreu para ficar registrado, e citou o deputado estadual Carlos Avallone (PSDB), que é o responsável pelo acompanhamento dos pagamentos das emendas parlamentares aos deputados.  Ele prometeu que iria cobrar o pagamento das emendas de todos os 24 deputados, independente de partido ou se é oposição.  

Mais tarde, ainda na quarta-feira, em vídeo de 3min30, Garcia diz que foi “atacado de forma baixa pela deputada” e que ela se faz de vítima.

“Primeiro que não é a senhora que vai me obrigar a pagar suas emendas. É a lei que já obriga ao executivo estadual ou federal a pagar as emendas impositivas. Portanto, todas as emendas serão pagas como vêm sendo pagas, como foram nos últimos dois anos. Agora, quando o executivo paga a emenda do parlamentar, aí a senhora não vai determinar. A senhora faz o seu trabalho lá e eu farei o meu trabalho aqui”, disse.

Janaina disparou contra Garcia, afirmando que se as emendas não forem pagas, ele teria que enfrentá-la com muita força de uma forma que ele nunca viu. O secretário não se intimidou. “Se a senhora quiser me enfrentar, eu tô pronto. E mais, muito tranquilo”, disse. Garcia ainda afirma que tem histórico de “muito trabalho e de muita honestidade”.

“Eu não fui criado com dinheiro da corrupção, pelo contrário. Eu fui criado e crio minhas filhas com dinheiro do meu trabalho. Honesto. Estudei para isso, trabalhei para isso. Faço disso, da honestidade, um pular da educação na minha casa”, disse.

 

 

Fonte: GD

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros