Na tarde da última segunda-feira estiveram reunidos na Casa Da Cultura de Juína lideranças políticas, deputados e secretários municipais de pelo menos 11 municípios da região noroeste e Vale Do Arinos para deliberação sobre a implantação do Centro de Tratamento de Hemodiálise no município de Juína.
O prefeito da cidade de Juína, Paulo Augusto Veronese disse em entrevista que o projeto para instalação do centro de hemodiálise depende da parte técnica e do convênio firmado com o governo do estado, juntamente com os prefeitos dos municípios envolvidos e também com a somatória dos consórcios de saúde do Vale do Juruena e Vale do Arinos.
Segundo o gestor, as articulações junto ao governador Mauro Mendes tendem a fortalecer com a parceria do estado para com o a empresa hospitalar investidora que ficará responsável em comandar o centro.
Esteve presente na reunião o deputado estadual João Jose de Matos, o Dr. João, destacou que há um grande empenho por parte dos representantes políticos dos municípios em resolver a questão do funcionamento do centro de hemodiálise que necessita de um prazo de aproximadamente 06 a 12 meses para que o centro seja totalmente habilitado junto ao ministério da saúde, prazo que se faz necessário uma parceria entre o governo do estado e os municípios para arcar com os custos durante esse período.
Marcela Américo Ortolã, secretária municipal de saúde da cidade de Juína, relatou que a reunião foi bem proveitosa, dando a oportunidade dos representantes dos municípios participar de forma direta e cobrar mais agilidade por parte do governo do estado, fazendo com que o mesmo venha a firma um compromisso com o centro de hemodiálise até que o ministério da saúde consiga inserir o centro em suas ações, e se mostrou bastante otimista com o resultado das propostas que serão levadas até o governador.
Também participou da reunião Maria Aldinéia Da Silva Moraes, presidente da comissão em prol da instalação do CTR em Juína, que disse estar mais confiante com o comprometimento dos representantes políticos que se comprometeram agilizar o processo que firma a parceria do governo do estado com o CTR, e espera que muito em breve esse problema venha a ser resolvido, trazendo mais conforto e comodidade para os pacientes que necessitam de realizar tratamentos de hemodiálise com frequência.