Hoje dia 25 de novembro, é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no ano de 2004, e tem como objetivo sensibilizar e aumentar o número de doadores no mundo, conscientizando-os da importância da doação de sangue.
E para celebrar esta data tão importante o banco de sangue do município de Juína/MT organizou um dia voltado para homenagear os doadores com a presença de convidados e autoridades locais.
Elizangela De Almeida, é uma das milhares de doadoras no mundo, ela descreve que doar sangue é muito mais que um gesto de amor, haja visto, que atualmente as pessoas tem tido bastante dificuldades em se tornarem doadoras, e ao ser convidada pela equipe do Banco De Sangue na data de hoje, Elizangela deixou um convite para que novos doadores procurem o hemocentro e façam doações que ajudam a salvar vidas.
A secretária de saúde, Marcela Américo Ortolan, falou que no dia nacional do doador, o objetivo e prestar uma homenagem aos doadores que sempre colaboraram com as doações que são 100% voluntárias, principalmente nas campanhas lançadas pelo Banco de sangue.
Para o prefeito Paulo Augusto Veronese, a data é bastante especial pois traz um alerta para a sociedade sobre a importância da doação de sangue que é fundamental para salvar vidas, e aproveitou a ocasião para conclamar a sociedade para conhecer o Banco De Sangue municipal e fazer doações.
A enfermeira e coordenadora do Banco De Sangue Leandra Jerusa, disse que o dia nacional do doador de sangue está sendo comemorado em várias cidades do país, ressaltando a importância dos doadores que tem um papel fundamental de grande importância, onde através de um simples gesto, salvam vidas, e ressaltou que devido as campanhas vinculadas na mídia anteriormente, o banco encontra-se com um bom estoque de sangue, entretanto, a partir do dia 05, uma nova campanha será lançada a fim de manter o estoque e também se preparar para os acontecimentos de final de ano, período em que ocorrem um número elevado de acidentes, e o Banco De Sangue tem que estar preparado para atender a demanda.
Ela ainda falou sobre as doações, sanando dúvidas e até mesmo incentivando novos doadores que caso estejam trabalhando, é fornecido um atestado médico para justificar sua ausência no serviço, e relatou que a maioria dos doadores, após fazer a doação voltam ao trabalho normalmente desenvolvendo suas atividades normais, entretanto, alguns necessitam de algumas horas de repouso.
Segundo a coordenadora, o Banco De Sangue de Juína foi premiado pelo estado diversas vezes, se destacando pelos excelentes serviços prestados e agradeceu toda equipe que sempre trabalharam de forma intensa para que bons resultados no controle de qualidade fossem obtidos, e também estendeu os agradecimentos as empresa colaboradoras que sempre vem incentivando o trabalho da equipe como o Auto Posto Pasqualotto, Supermercado Favorito, Bom Preço, Laboratório Laborman que juntamente com a cooperativa de crédito SICREDI tem dado todo apoio na oferta de brindes durante as campanhas para doações.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews