Juína/MT, 14 de Julho de 2024
facebook001.png instagram001.png youtube001.png
aa9a80b34a620ff8aded7659831dc4b1.png
https://cdn.juinanews.com.br/storage/webdisco/2023/07/07/original/6752654577c6b33b1b62a50f637045f0.png
00:00:00

14 de Julho de 2024


Saúde Segunda-feira, 24 de Junho de 2024, 14:19 - A | A

Segunda-feira, 24 de Junho de 2024, 14h:19 - A | A

PSF Módulo 04

Cerca de 500 pacientes serão atendidos pelo Hcan de MT em Juína

Juína News

Um dos aspectos mais importantes da luta contra o câncer, a prevenção, tem nesta segunda-feira, 24, em Juína, no PSF do Módulo 04, uma ação importante, com a presença do Ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso (HCanMT), de Cuiabá, num esforço concentrado que além de especialistas em cinco áreas – mama, pele, próstata, CCO e buco maxilo – envolve profissionais locais de todas as unidades básicas de saúde, desde agentes comunitários de saúde aos enfermeiros, em várias frentes.

A expectativa, segundo Marcela Américo Ortolan, Secretária de Saúde, é atender em torno de 500 pessoas, a maioria já pré agendadas, em triagem via SISREG, com o encaixe de uma demanda espontânea, visando qualificar o acesso a prevenção, numa logística elogiada por Ana Paula Rodrigues, coordenadora da campanha de prevenção. “A demanda é muito grande, pela dificuldade de acesso e por um movimento diferenciado na cidade, uma vez que no caso do câncer a procura sempre é muito grande”, diz.

Como todos os envolvidos, o prefeito Paulo Veronese destaca a importância da parceria de muitos anos com o Hospital do Câncer de Mato Grosso e mais especificamente o deslocamento anual de um ônibus com profissionais qualificados para o primeiro atendimento e exames de CCO e tomografia. “Juína tem um olhar especial com o Hospital, através dos leilões”, lembrou, destacando outros esforços, como o deslocamento mensal, para Cuiabá, de vários ônibus, transportando aqueles que estão em fase de tratamento.

A propósito dos leilões, a coordenadora de eventos e leilões do HcanMT, Helenice Mansur, conhecida como Lelé, agradece a população juinense por acreditar, com essa iniciativa, no trabalho da instituição. Este ano acontecerá o 7º Leilão. Ela também destaca o apoio da gestão municipal e lembra a contrapartida de serviços do Hospital, em ações de prevenção, biópsias, cirurgias e todos os procedimentos necessários. Os leilões e outras iniciativas locais cumprem um papel importante para a realização desses procedimentos.

Além de Juína, o ônibus visitará nos próximos dias os municípios de Juara, Novo Horizonte, Porto dos Gaúchos e Tabaporã. No caso de Juína, 25% das pessoas com problemas de câncer tem atendimento no Hospital do Câncer de Mato Grosso. Os que entendem a importância da causa e desejam contribuir com seus projetos humanitários podem acessar suas referências nas redes sociais, entre elas o Instagram.

Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews

 

Álbum de fotos

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros