Uma grande campanha de doação de sangue idealizada pela Associação, Amigos Bombeiros e Famílias, foi finalizada nesta sexta-feira, dia 18, com um saldo bastante positivo de doadores.
O Soldado BM Reis presidente da associação afirmou que a ideia surgiu através de uma comunicação com a equipe do banco de sangue da cidade de Juína, que gerou em uma campanha alusiva que obteve ótimos resultados, superando a meta que havia sido estabelecida.
Ele destaca que a coleta de sangue é de grande importância para a comunidade, haja visto, que algumas pessoas necessitam de reposição de sangue mensalmente, e as doações fazem diferenças para salvar vidas, e também manter os estoques. Reis disse ainda que a entidade pretende dar continuidade na parceria em outras ocasiões, a fim de fidelizar os doadores e manter um bom número de pessoas que façam doações periodicamente.
Segundo Célia Ferreira R. Bogo, técnica de enfermagem da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), nos 15 dias de campanha, a unidade coletou cerca de 45 bolsas dos mais variados tipos sanguíneos, de pessoas que passaram pela triagem e após aprovação efetuaram a doação de sangue, levando as pessoas a ter uma conscientização maior sobre a doação de sangue, e hoje o banco de sangue conta com um estoque de sangue controlado, entretanto, a instabilidade sempre acontece devido a demanda que acontece de forma inesperada, o que se faz necessário e de grande importância que os doadores sempre façam doações, durante todos os meses do ano.
Para ser um doador, a pessoa precisa ser maior de 18 anos, e procurar a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) que está localizado na Rua Ives Ortolan no Módulo 03, anexo ao CTA, e passar por uma triagem simples, que leva apenas alguns minutos.