A Secretaria Municipal de Saúde de Juína, no noroeste de Mato Grosso, juntamente com a Vigilância em Saúde observou aumento na procura de atendimento de pessoas com sintomas gripais em toda a rede de assistência à saúde, inclusive no Centro de Triagem para Covid-19, sendo descartado diagnóstico de Covid-19 após realização do teste rápido.
Tendo em vista o aumento de casos da Influenza A subtipo A-H3N2 registrados por outros municípios e a superlotação dos leitos hospitalares decorrente deste surto, a SMS de Juína entende como necessário alertar a todos os munícipes a importância de trabalhar juntos a prevenção e evitar vivenciar esse problema de saúde.
Esclarecimentos
A gripe, ou influenza sazonal, é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D.
Apresenta febre, calafrios, mal-estar, dor de cabeça, dor no corpo, falta de ar, dor na garganta, dor nas juntas, fraqueza, secreção nasal excessiva e tosse seca, podendo ter ainda diarreia, vômitos, fadiga, rouquidão, olhos vermelhos e lacrimejantes.
A febre (temperatura igual ou superior a 37,8°C) é o sintoma mais importante e tem duração em torno de 2 ou 3 dias e normalizando em torno do sexto dia de evolução.
Algumas condições possuem maior risco de desenvolver complicações:
- Idade acima de 60 anos ou abaixo de 2 anos;
- Gestantes em qualquer idade gestacional e puérperas;
- População indígena aldeada;
- E indivíduos com doença crônica.
Para redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, especialmente as de grande infectividade, como o vírus Influenza, a melhor maneira de se prevenir contra a doença é vacinar-se anualmente, principalmente os grupos prioritários, e que sejam adotadas medidas gerais de prevenção e controle, tais como:
- Frequente higienização das mãos;
- Utilizar lenço descartável para higiene do nariz;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar e/ou tossir e, em seguida, higienizar as mãos;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e/ou
garrafas;
- Evitar contato próximo às pessoas que apresentem sinais ou sintomas da
Influenza;
- Evitar sair de casa em período de transmissão da doença;
- Evitar aglomerações e ambientes fechados;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
Aos primeiros sintomas, o serviço de saúde deve ser imediatamente procurado, ainda mais em se tratando de alguns desses sintomas:
Dificuldade para respirar;
- Lábios com coloração azulada ou arroxeada;
- Dor ou pressão abdominal ou no peito;
- Tontura, vertigem ou confusão mental;
- Vômito persistente;
- Convulsão.
Neste fim de ano, em meio à pandemia de Covid-19, embora com queda acentuada das curvas de mortes e infecções, crescem no Brasil os casos de gripe. As duas doenças podem confundir, dada a semelhança dos sintomas.