Na manhã desta terça-feira, dia 13 de abril, foi anunciado o nome da nova secretária de saúde da cidade de Juína, noroeste de Mato Grosso.
Marcela Américo Ortolan, casada, 36 anos de idade é formada em psicologia pela Universidade Estadual de Maringá no estado do Paraná.
Em conversa com o Juína News, a nova secretária disse que foi uma difícil decisão assumir a pasta da saúde, onde após conversar bastante com seus familiares e ter o apoio incondicional do vice-prefeito Geremias Da Silva Lima, assume os trabalhos em meio a uma grande crise na saúde que é a pandemia da Covid-19, porém, sabedora dos problemas existentes, Marcela se diz incentivada a trabalhar na saúde, órgão onde é concursada há oito anos, e será feito um diagnóstico de urgência inicial e em seguida um planejamento do trabalho das unidades de saúde.
Marcela que estava na coordenação da saúde mental, onde já vinha se inteirando sobre os problemas existentes na saúde do município contará com uma grande equipe técnica e confiável para o desenvolvimento dos trabalhos na cidade de Juína. Ela destacou que veio morar no ano de 1993 em Juína, sendo bem acolhida pela cidade e seus habitantes, e disse que agora é a hora de retribuir com seu conhecimento e empenho todo o carinho que recebeu durante o tempo em que está morando no município.
Em relação aos problemas que enfrentará a frente da pasta da saúde, a nova secretária se diz confiante em sua equipe para encarar quaisquer desafios que venham a surgir e até mesmo pressões políticas que surgirão no decorrer da pandemia da Covid-19, sempre garantido saúde a todos, mesmo em um momento delicado e com recursos limitados.
A reportagem do Juína News indagou a secretária sobre um problema da Unidade Básica de Saúde 01 do Bairro módulo 05 que desde o mês de fevereiro está sem atendimento de um profissional médico, onde um processo de licitação foi cancelado, havendo um novo processo licitatório no próximo dia 27, onde a equipe da UBS será composta por um novo médico.
Inicialmente a secretaria de saúde foi comandada por José Márcio Arruda, (J. Márcio), que veio de Cuiabá para compor o quadro de secretariado do prefeito Paulo Augusto Veronese, após sua saída assumiu interinamente o vice-prefeito irmão Geremias Da Silva Lima que esteve à frente da pasta por pouco mais de 30 dias.