Na manhã desta segunda-feira (27.02) uma reunião promovida pelo poder público municipal de Juína, foi realizada nas dependências do auditório da CDL/ASCOM, para tratar de medidas urgentes ao combate à dengue.
A reunião contou com a presença de comerciantes, empresários, autoridades e vários seguimentos da sociedade que se uniram para buscar mecanismos de ações ao combate à dengue, pois o número de caso na cidade de Juína é preocupante, haja visto que alguns óbitos foram registrados recentemente em decorrência da doença.
A secretária municipal Marcela Américo Ortolan falou dos casos registrados sendo feitas até o momento 212 notificações e 143 casos confirmados, mesmo diante a tantas campanhas realizadas durante o ano de 2022. Conforme a secretária, o foco maior da doença está localizado dentro das residências e a reunião será objetivada para conclamar a população de forma geral a combater o mosquito da dengue, eliminando os criadouros que geralmente estão nas águas paradas acumuladas em recipientes, calhas e outros utensílios que aparentemente não oferecem perigo.
A responsável pela pasta da saúde no município explicou que existem três óbitos suspeitos que estão sendo investigados, sem levar em conta a superlotação da UPA 24horas, e Hospital Municipal “Dr. Hideo Sakuno”, bem como as UBS que tem registrado um grande número de pessoas que vão até a unidade com os sintomas.
A parceria entre a CDL/ASCOM envolve os comércios de forma geral para juntos trabalharem na orientação dos funcionários e da comunidade geral, afirmou Marcela Américo, que destacou a lei municipal Nº 1.150, que é especifica para notificações e multas para pessoas e residências que apresentarem acima de 05 focos criadouros do mosquito da dengue.
Paulo Augusto Veronese, prefeito municipal disse que as campanhas vem sendo realizadas periodicamente, e que somente com o apoio da população a doença pode ser combatida na cidade de Juína, que é a realização de uma vistoria dentro dos próprios quintais e casas, a fim de buscar resultados positivos na diminuição dos casos da doença. Nesta semana haverá um mutirão de limpeza contra a dengue.
O objetivo é coletar o máximo de materiais que possam acumular água e servir como criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikungunya.
-Estamos convocando a população, as entidades, sociedade em geral, para que ajude o poder público, em uma semana D, onde vamos fazer um trabalho de limpeza em geral nos nossos quintais e identificar os recipientes que podem servir como foco do mosquito-, alerta o prefeito Paulo Veronese.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews
Regina Serafim 27/02/2023
Todos os anos acontece a mesma coisa na cidade em relação a dengue. Só não entendo a demora para colocar em prática as medidas que já deveriam estar acontecendo. Os casos de dengue são recorrentes todos os anos em nosso município inclusive já sabemos até o início deste ciclo. O plano de contingência a para conter a doença deveria ser prioridade pela área da saúde. Demoram demais p entrar em ação. Precisar ser alarmante para tomar providências?
1 comentários