A Vigilância em Saúde do município de Juína, em Mato Grosso, confirmou que houve crescimento "discreto" dos casos de Covid-19, no município, sendo registrados alguns casos no mês de janeiro. A informação foi dada por Geaine Rodrigues, coordenadora da Vigilância em Saúde, durante entrevista na manhã desta terça-feira ao Juína News.
Ela disse que houve um "discreto" aumento nos casos em relação aos meses anteriores com 26 casos da Covid-19, notificados somente no mês de janeiro, com 09 pacientes em monitoramento, alguns já tiveram alta, e um paciente da cidade de Juína internado, porém, em todos os casos foram apresentados sintomas leves nos pacientes, porém, não deixa de ser preocupante, cabendo a comunidade colaborar para evitar que novos casos venham a ser registrado.
Segundo a coordenadora, a nota técnica do Ministério Da Saúde continua em vigência, orientando as pessoas a fazerem o uso da máscara facial e também evitar o contato social como aglomerações em ambientes fechados.
Geaine Rodrigues pontua que nem todos os pacientes que testaram positivos para o Covid-19, tiveram a necessidade de internação, salvo alguns casos de pacientes que deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas que foram encaminhados para o Hospital Municipal “Dr. Hideo Sakuno”, e outros que buscaram o diagnóstico em hospitais da rede particular.
Sobre a nova Cepa da Covid, a orientação segue as normativas recomendadas pelo Ministério da Saúde, uma vez que a vacinação contribui bastante para que os sintomas nos pacientes contaminados sejam fracos e de fácil diagnóstico, sendo que a reação se manifesta de acordo com o organismo de cada indivíduo.
Nas Unidades Básica de Saúde (UBS), de todo o município de Juína, as doses da vacina contra a Covid-19 estão disponíveis, haja visto que já ficou comprovada a eficácia da vacina, que diminuiu os casos graves, afirmou a coordenadora Geaine, que orientou as pessoas a procurarem as UBSs em casos de sintomas gripais, lembrando de fazer o uso de máscaras faciais, e verificando o cronograma estabelecido por cada unidade para aplicação da dose da vacina.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews