Wesley Safadão, de 33 anos, atualizou os fãs sobre seu estado de saúde. Neste sábado (9), o cantor publicou um vídeo no Instagram em que aparece caminhando pelo hospital, ainda com curativos, após remover uma hérnia de disco. A cirurgia do artista foi realizada na última quinta-feira (7).
“Cada dia melhor”, legendou ele, que usou a música Deus Tem Um Plano como trilha sonora da gravação.
Wesley foi afastado dos palcos em 29 de junho, devido a dores na coluna e dormência nas pernas. Por ora, a agenda de shows do cantor foi cancelada até domingo (10).
Entenda o que é hérnia de disco
O neurocirurgião Wanderley Cerqueira, do Hospital Albert Einstein, explica que hérnias de disco ocorrem quando os tecidos de cartilagem que ficam entre as vértebras, localizadas na coluna, sofrem um desgaste.
“Esses tecidos cartilaginosos, que funcionam como amortecedores entre as vértebras, degeneram com o passar do tempo. Significa que o tecido vai desidratar. Com isso, a parte central, ou seja, o núcleo da vértebra sai da posição natural e vai para o canal vertebral, saindo do canal da espinha que é onde, tanto do lado esquerdo, como do lado direito, saem os nervos que vão para os membros inferiores”, elucida o médico, em entrevista ao colunista Leo Dias, do Metrópoles.
A principal causa para hérnias de disco é simples: idade. “Uma das causas mais comuns que acontece mais com o paciente adulto. Com o passar do tempo, é natural que se perca parte dessa função amortecedora. É consequência de ficarmos em pé, com o passar dos anos, vamos acumulando microtraumatismos”, explica.
A cirurgia de Wesley Safadão
Cerqueira revela que a primeira abordagem realizada em casos como o de Wesley Safadão é conservadora, englobando tratamentos que podem durar até seis semanas. No entanto, a partir do momento em que o paciente apresenta alterações motoras, mostra-se necessário uma intervenção cirúrgica.
As cirurgias adotadas costumam ser rápidas e minimamente invasivas.
Cerqueira detalha que a manifestação das hérnias ocasionam em dores e inflamações intensas, que se estendem por toda a perna. Podem causar “adormecimento”, fraqueza muscular, atrofia e alteração dos reflexos das pernas.
Recuperação e volta às atividades normais
Em comunicado, a equipe do cantor informou que todos os shows de Safadão marcados até 10 de julho foram cancelados.
O neurocirurgião afirma que a recuperação desse tipo de cirurgia é relativamente rápida. Dura, em média, 25 dias.