Juína/MT, 19 de Junho de 2024
facebook001.png instagram001.png youtube001.png
aa9a80b34a620ff8aded7659831dc4b1.png
https://cdn.juinanews.com.br/storage/webdisco/2023/07/07/original/6752654577c6b33b1b62a50f637045f0.png
00:00:00

19 de Junho de 2024


Brasil Sexta-feira, 16 de Junho de 2023, 10:04 - A | A

Sexta-feira, 16 de Junho de 2023, 10h:04 - A | A

Enem 2023: prazo de inscrição termina nesta sexta; saiba como se inscrever

Valor da taxa de inscrição é R$ 85 e deve ser paga até 21 de junho. Provas serão aplicadas em 5 e 12 de novembro em todo o país.

Termina nesta sexta-feira (16) o prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Os interessados podem se inscrever até as 23h59 pela página do participante.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior. As notas do exame permitem aos inscritos pleitear vagas nas universidades públicas e privadas por meio de programas do governo, como:

  • Sisu: Sistema de Seleção Unificada que seleciona estudantes para universidades públicas.
  • Prouni: Iniciativa que oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50% de desconto) em instituições de ensino particulares.
  • Fies: programa que paga parte das mensalidades de estudantes em universidades e faculdades privadas, com a contrapartida de os beneficiários quitarem o financiamento após a formatura.

Tire suas dúvidas abaixo:

???? Em que site fazer a inscrição? É só entrar na Página do Participante, em enem.inep.gov.br/participante.

????Qual é o valor da taxa de inscrição? Ela custa R$ 85 e deverá ser quitada até 21 de junho. Somente após o pagamento, a inscrição estará confirmada (veja passo a passo mais abaixo).

????Quais as formas de pagamento? A taxa deve ser paga por boleto, PIX ou cartão de crédito.

❗Quem está isento da taxa precisa se inscrever no Enem? SIM! Mesmo quem conseguiu a isenção (como os alunos da rede pública) precisa se inscrever. Caso contrário, não poderá fazer a prova.

 Para que serve o Enem? Ele é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil. Não há como se inscrever no Sisu, no Prouni e no Fies sem ter feito o Enem.

????️ Quando as provas serão aplicadas? Em 5 e 12 de novembro.

Dados necessários e etapas da inscrição

Os principais passos para realizar a inscrição no Enem são:

  • Informe seus dados pessoais: Durante a inscrição, você deverá informar o número do CPF e a data de nascimento.
  • Preencha seus dados de contato: Forneça um endereço de e-mail único e válido, assim como um número de telefone fixo e/ou celular válido. O Inep poderá utilizar o e-mail cadastrado para enviar informações sobre o exame.
  • Escolha onde quer fazer a prova: Indique o estado e município onde deseja realizar o exame.
  • Língua estrangeira: Selecione a língua estrangeira (inglês ou espanhol) na qual realizará a prova.
  • Crie seu cadastro e senha: Utilize o endereço https://sso.acesso.gov.br/ para criar um cadastro e senha de acesso que irá utilizar na Página do Participante.
  • Anote a senha em um local seguro, pois você precisará dela para: gerar o boleto com a taxa, que o Inep chama de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança); realizar alterações nos dados cadastrais; acompanhar a inscrição e obter resultados e outras funcionalidades.
  • Verifique seus dados e anexe sua foto: Certifique-se de preencher corretamente todas as informações solicitadas, incluindo o Questionário Socioeconômico. Você também terá a opção de anexar uma foto atual, nítida e individual, seguindo as orientações fornecidas.
  • Confirme os dados e acompanhe a situação da inscrição: Após concluir a inscrição, verifique se todos os dados estão corretos.

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros