Faltam poucos dias para o segundo turno da eleição que irá escolher o novo presidente do Brasil. Para orientar o eleitor, foi reunido informações sobre regras, locais e horários de votação no domingo (30). Assim, o cidadão não perde a chance de exercer seu direito ao voto.
Concorrem ao governo Federal o atual presidente Jair Bolsonaro (22) e o ex-chefe do Executivo brasileiro Lula (13).
Segundo o Tribunal de Regional (TRE), os horários de votação serão os mesmos do primeiro turno, que seguiram o horário de Brasília. Ou seja, das 7h às 16h.
O que é preciso levar
É importante estar com os seus documentos oficiais com foto em mãos no dia da eleição. São válidos como documentos oficiais Registro Geral (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Passaporte, Carteira de Trabalho, registro de categoria profissional reconhecida por lei e certificado de reservista.
Apesar de não ser obrigatório, é recomendado levar o título de eleitor, já que nele estão as informações sobre a zona e a seção eleitoral. Aqui vale o título físico e digiral do E-Título.
Ordem de votação
Para faciliar na hora de escolher o candidaro na urna, é recomendado levar cola com o número do mesmo. Não será permitido o uso de celular na cabine da urna. Em Mato Grosso, a votação será apenas para a escolha do presidente da República.
Para aqueles que não votaram no primeiro turno, mas querem escolher seu candidato nos egundo, não há restrições. Basta comparecer no local de votação com documentos. Já o eleitor que está há 3 turnos consecutivos sem votar e não justificaram estarão impossibilitados de votar. Eles deverão buscar a Justiça Eleitoral para sanar as pendências.
Horário
Os horários nesse segundo turno, continuam seguindo o fusário de Brasília. Em parte do estado de Mato Grosso a votação começara as 7h e se encerará as 16h.
e-Título
Para aqueles que não estão com o título em mãos, o aplicativo e-Titulo é de grande ajuda. Basta baixar pela loja de aplicativos do seu celular e apertar o “começar no e-Título”.
É necessário responder uma série de perguntas e fazer uma senha quando entrar pela primeira vez. Para aqueles que já entraram no aplicativo antes, mas não se recordam a senha é só ir na alternativa “Esqueci minha senha”, que terá um encaminhamento para uma nova chave de acesso.
Pelo aplicativo é possível consultar seu título de eleitor digital completo, assim como também ver seu local de votação. Lembre-se de confirmar seu local antes do dai 30.
Fonte: GD