O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) está intensificando nesta semana a fiscalização volante em estradas de acesso a Juína, a exemplo do que acontece em todo Estado, a fim de monitorar o trânsito de cargas de pescado, considerando que na Semana Santa há um aumento substancial do consumo de peixe.
Segundo informa ao Juína News a gerente regional da instituição, Thalita Neves, o objetivo é verificar se as cargas respeitam as práticas sanitárias exigidas pela legislação e assim garantir ao consumidor segurança no produto que está adquirindo para consumo.
Em relação aos produtores, os fiscais e agentes irão averiguar se possuem a documentação sanitária exigida, como Guia de Trânsito Animal, o GTA, e nota fiscal. No caso de infração, vai ser avaliado cada caso.
Thalita chama atenção dos consumidores para verificarem se o produto que vão adquirir tem o selo de inspeção sanitária, que dependendo da procedência deve ser o SIM (Municipal), SISE (Estadual) e SIFE (Federal).
Dicas de compra de pescado
Cheiro, textura e cor são algumas das características que precisam ser observadas na hora de escolher os pescados. Também é importante se atentar para os olhos dos pescados, que devem estar salientes e brilhantes. As escamas devem estar bem firmes e úmidas junto ao corpo. Aderente também precisa estar a carne aos ossos e cartilagens.