Um princípio de motim foi registrado, ontem, na Penitenciária Osvaldo Florentino Leite (O Ferrugem). Conforme o boletim de ocorrência registrado, por volta das 15h30 houve uma queda de energia da carceragem da unidade.
Em seguida, as equipes constaram que os reeducandos do raio 3 ala 2 estavam furtando energia com uma barra de ferro do quadro de distribuição, através da caixa acústica da ala, levando a ocorrer um curto-circuito ocasionando a queda de energia na unidade e interrompendo audiências realizadas por meio de videoconferência e demais atendimentos da unidade naquele momento.
Os policiais penais rapidamente dirigiram até o local e constataram que os internos estavam “amotinados” e batendo nas grades. A equipe iniciou o uso progressivo de força, com a princípio verbalização, porém, conforme a equipe não obteve êxito e foi necessário uso de spray de pimenta e munição antimotim para conter e normalizar.
Ainda segundo o documento policial, três reeducandos foram atingidos com munição antimotim (cartucho carregado com bagos plásticos) e foram encaminhados com ferimentos superficiais até a Unidade Básica de Saúde do Menino Jesus. Posteriormente levados até a Politec para exame de corpo de delito e delegacia para o registro da ocorrência.
Conforme Só Notícias já informou, seis presos fugiram ontem de madrugada do Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos, em Várzea Grande.