Uma palestra alusiva ao ‘Setembro Amarelo’, mês dedicado a prevenção do suicídio, foi realizada nesta quarta-feira nas dependências da E.E. Antônio Francisco Lisboa na cidade de Juína, em Mato Grosso.
Toda comunidade escolar ficou atenta aos palestrantes convidados que exploraram o tema com muita maestria e sabedoria.
A professora da escola Leila Rocha, disse que as escolas estaduais receberam um orientativo do estado para realizar esse evento ressaltando o valor da vida, e no dia 27 quarta-feira a escola realizou o dia “D” com um café coletivo com os estudantes e também os participantes, entre eles o Pastor Anderson Vilela da igreja Presbiteriana do Brasil que tem especialização acadêmica em psicopedagogia, que levou muito conhecimento para os alunos.
Também participou do evento a psicóloga Luciana Santos De Jesus que falou a importância do Setembro Amarelo que chama atenção para a prevenção sobre casos de suicídio, uma vez que se faz necessário falar sobre a saúde mental todos os meses do ano, haja visto que os casos de mortes precoces por suicídios tem aumentado de forma assustadora, em todos os meses do ano, e se faz importante debater o tema nas escolas fazendo com que as crianças e adolescentes possam entender um pouco mais sobre suas emoções e sentimentos a fim de entender e detectar os problemas e procurar ajuda de um profissional o mais rápido possível.
Para o pastor Anderson Vilela, o tema principal é a valorização da vida, que é o dom dado por Deus, e se faz importante ensinar para as crianças e jovens que os problemas existenciais agradáveis e desagradáveis acontecem com todos, porém, o importante é manter a Fé e buscar ajuda no Senhor Jesus, e sempre valorizar a família, fazendo com que uns valorizem os outros, evitando viver isolados. Pastor Anderson, disse que o que move a vida humana é a palavra de Deus que faz com que os homens busquem a solução para seus problemas nas coisas de Cristo Jesus.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews