Juína/MT, 22 de Julho de 2024
facebook001.png instagram001.png youtube001.png
aa9a80b34a620ff8aded7659831dc4b1.png
https://cdn.juinanews.com.br/storage/webdisco/2023/07/07/original/6752654577c6b33b1b62a50f637045f0.png
00:00:00

22 de Julho de 2024


Educação Sexta-feira, 07 de Abril de 2023, 10:27 - A | A

Sexta-feira, 07 de Abril de 2023, 10h:27 - A | A

Segurança nas escolas

Projeto Ronda Escolar da Polícia Militar leva segurança a estudantes e professores em Juína

O projeto já existe desde o ano de 2022 nas escolas públicas do município, uma iniciativa que vai ser ampliada e intensificada

Juína News

A violência dentro das escolas tem sido tema recorrente no Brasil e feito surgir dúvidas em pais e educadores quanto ao real preparo das instituições de ensino e de segurança em prevenir e enfrentar situações de ataques promovidos por alunos ou agentes externos às instituições, ações capazes de evitar tragédias como as registradas na Creche em Blumenal/SC e em São Paulo/SP.

Uma realidade aparentemente distante e, que, no entanto, também trouxe temor à toda comunidade juinense nesta quarta-feira (05/04) após ameaças de um massacre na Escola Estadual 07 de Setembro.

Apesar da aparente insegurança, e do temor gerado, a Polícia Militar já se debruça sobre o tema em Juína/MT e desde o ano de 2022, o 20º Batalhão, sob o comando do Major PM Gleison, promove a “Ronda Escolar”, com visitas periódicas as instituições de ensino.

“Nesse tipo de policiamento a guarnição entra no ambiente escolar, conversa com a equipe da unidade, com a diretora, com a coordenação, com os professores, fazemos um trabalho de identificação de possíveis delitos ocorrendo dentro da escola, também no entorno da escola, o que inclusive reprime ações de vandalismo”, destacou o 2º Sargento Rodrigo, que integra a equipe da Ronda Escolar.

Segundo informou o Sargento, ações como essa agora serão intensificadas pela “Ronda Escolar” em Juína e ampliadas, chegando às escolas municipais, creches e também nas escolas particulares, além das escolas que ofertam ensino superior. “Já foi iniciado esse plano de policiamento de reforço nesses ambientes e nós vamos estar atentos, pois nós não podemos achar que isso nunca vai acontecer conosco, temos que estar vigilantes e prontos para prevenir esses fatos e reprimir eventual acontecimento”, destacou.

A Ronda Escolar também promove palestras sobre bullying e a violência em sala de aula, orientando a comunidade escolar a como evitar e trabalhar esses casos. A Polícia Militar em Juína também realiza ações conjuntas com outras instituições, a exemplo do Conselho Tutelar, para auxiliar as famílias de adolescentes em vulnerabilidade.

Temas como uso de drogas, alcoolismo e segurança no trânsito também são abordados nas instituições.

Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews 

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros