Juína/MT, 23 de Maio de 2025
facebook001.png instagram001.png youtube001.png
8ee771c50ec8f3819d8a63b50d53da4f.png
https://cdn.juinanews.com.br/storage/webdisco/2023/07/07/original/6752654577c6b33b1b62a50f637045f0.png
00:00:00

23 de Maio de 2025

Educação Sexta-feira, 23 de Maio de 2025, 15:59 - A | A

Sexta-feira, 23 de Maio de 2025, 15h:59 - A | A

"Falta Coerência"

Sintep diz que edital do concurso público da prefeitura de Juína não atende as reais necessidades do município

Juína News

Desde o dia 14, estão abertas as inscrições para o Concurso Público da Prefeitura de Juína, realizado pelo Instituto Atame, com vagas para diversos setores. No entanto, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso (Sintep) aponta problemas no certame, especialmente na área educacional.

A vice-presidente do Sintep, Elani Lobato, destacou que o edital não atende às necessidades reais do município. Enquanto há 295 servidores interinos na educação, apenas 49 vagas efetivas foram ofertadas. "Temos 295 interinos para 49 vagas? Na zona rural, apenas uma vaga, mesmo com escolas em distritos e linhas?", questionou.

O sindicato também criticou a exclusão de outros cargos, como auxiliares de sala, motoristas e técnicos em alimentação escolar, além da falta de diálogo na elaboração do edital. "Todas as regras já estavam prontas. Não é assim que se organiza um concurso", afirmou Lobato. Diante disso, o Sintep avalia recorrer ao Ministério Público e cobra revisão do edital.

O certame também não oferece nenhuma vaga na área da saúde.

Procurado pelo Juína News, o secretário municipal de Educação, Ericson Leandro De Oliveira, explicou que as vagas do concurso focam em professores e pedagogos devido à política de redimensionamento da rede. "Temos 50 vagas para cobrir as necessidades imediatas, mas podemos chamar mais, dependendo do número de alunos", afirmou.

Ele destacou que muitos servidores efetivos já ocupam funções como diretores e coordenadores, o que impede a abertura de novas vagas para esses cargos. "Efetivo é para vaga livre. Não podemos abrir concursos para cargos já ocupados por concursados em outras funções", explicou.

Sobre a ausência de outros profissionais, o secretário afirmou que o Plano de Cargos e Salários está em revisão para futuros concursos. "Hoje, priorizamos o professor, que é o centro da educação. Já estamos estudando um novo aumento salarial para a categoria", disse.

Quanto à possível ação do Sintep no Ministério Público, Ericson respeitou o direito de questionamento, mas reforçou que o foco da pasta é melhorar os índices educacionais. "Queremos professores qualificados em sala, porque Juína precisa avançar na educação", concluiu.

O debate segue aberto, com o Sintep pressionando por mais vagas e o município justificando as escolhas com base no redimensionamento e na valorização docente.

A Câmara Municipal também pediu explicações a secretaria de educação sobre os números de vagas disponíveis no edital do certame.

Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros