Em um Estado com 142 municípios, a 6ª colocação de Juína no ranking do judô, em 2024, tem motivado a Associação Juinense de Judô a investir no treinamento de atletas, intercâmbios, campeonatos e seletivos. Mas, o primeiro desafio deste ano, o seletivo estadual para o Campeonato Brasileiro Região IV, nestes 21 a 23 de fevereiro em Sinop esbarrou no problema de transporte.
Ciente da situação, o Juína News ouviu o sensei Jean Carlos, na manhã desta quinta-feira (20). Segundo ele, a Secretaria de Educação, que geralmente disponibiliza o transporte, alegou estar enfrentando dificuldades com a falta de motorista neste início de ano. O problema só não seria maior, comprometendo todo um planejamento, porque os pais resolveram ajudar no encaminhamento dos atletas locais para o evento.
De acordo com o treinador, a Associação sempre teve apoio para essa logística – em 2024 por exemplo isto aconteceu em todas as etapas - mas entende que sendo essa a dificuldade e não algo como um problema mecânico, uma solução poderia ser encontrada. Indica que uma delas seria a Associação pagar a diária de um motorista.
Ao ser ouvida pelo Juína News, a Secretária de Esportes, Estefânia Basília, lamentou não poder ajudar, no momento. Elencou, porém, alguns obstáculos como ser início de ano, encaminhamentos de ofícios tardios, definição também tardia de alguns calendários e o fato de existir um processo para definição de apoios, sendo necessário seguir regras.
Embora Estefânia observasse não se tratar do caso específico do judô, o Juína News apurou que o calendário da Federação de Judô de Mato Grosso, na segunda e última versão, foi divulgado em 18 de janeiro.
Ela pontou que a Secretaria de Esportes tem feito o possível para atender as demandas, “que são muito amplas em Juína, com a existência de várias associações da modalidades esportivas”. Do momento atual, observou não poder ajudar integralmente, também, o vôlei de areia, com seletiva no final de semana, em Cuiabá, envolvendo a participação de 10 atletas de Juína. Para minimizar o impacto do problema de transporte, algumas passagens foram conseguidas.
A propósito desta dificuldade de momento ela é taxativa: “A gente fica triste, mas temos feito muito pelo esporte. O ano passado conseguimos encaminhar todos os ofícios de viagens. Esse ano está apenas começando”. E conclui, com otimismo: “temos certeza de que nas próximas participações vamos ajudar!”.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews