Juína/MT, 17 de Junho de 2024
facebook001.png instagram001.png youtube001.png
aa9a80b34a620ff8aded7659831dc4b1.png
https://cdn.juinanews.com.br/storage/webdisco/2023/07/07/original/6752654577c6b33b1b62a50f637045f0.png
00:00:00

17 de Junho de 2024


Gerais Segunda-feira, 10 de Junho de 2024, 16:48 - A | A

Segunda-feira, 10 de Junho de 2024, 16h:48 - A | A

celebração de ordenação

Missa do Padroeiro e ordenação presbiterial na Diocese de Juína

Na última sexta-feira (07), na Catedral Diocesana de Juína Sagrado Coração de Jesus, Dom Neri José Tondello, bispo diocesano de Juína, presidiu a celebração de ordenação presbiteral do Padre Giovanni Bittencourt da Silva, coincidindo com a missa do padroeiro da diocese, Sagrado Coração de Jesus. Esta celebração foi marcada por espiritualidade e comunhão.

Dom Neri José destacou a ordenação de Padre Giovanni como um importante passo em sua vida, vocação e missão, ressaltando que este chamado para servir é inspirado pelo exemplo de Jesus Cristo, cujo coração manso e humilde deve ser modelo para todos os sacerdotes.

Um dos momentos emocionantes da celebração foi a prostração no chão do Padre Giovanni, um gesto simbólico onde o ordenando se deita no chão enquanto todos rezam a ladainha, representando a entrega total de sua vida a Deus. Este ato de profunda humildade tocou a todos os presentes.

Outro momento significativo foi a unção das mãos do Padre Giovanni Bittencourt com o óleo do Crisma pelo Bispo, um rito que confere ao novo sacerdote a graça e a responsabilidade de servir como instrumento de Deus na comunidade. Após a unção, Dom Neri caminhou com Padre Giovanni entre os fiéis, simbolizando a comunhão e o apoio da comunidade ao novo presbítero. Este gesto enfatizou a união na fé e o papel vital da comunidade na vida e ministério do novo sacerdote. Durante esta caminhada pela igreja com as mãos ungida pelo óleo do Crisma, destacou-se a importância do padre como o homem dos Sacramentos, sempre a serviço do povo de Deus.

Durante sua homilia, Dom Neri destacou a importância do Coração de Jesus para a Diocese de Juína:

"Antes que nascesse a Diocese de Juína, o coração amado de Jesus, já amava e cuidava das pessoas que moram nesta região Noroeste do Estado de Mato Grosso. Foi feliz a escolha como padroeiro da primeira Paróquia, que se tornou também, padroeiro da Diocese de Juína, desde 23 de dezembro de 1997, data do nascimento da Diocese de Juína."

Dom Neri ressaltou a espiritualidade que nasce do sacrifício de Jesus na cruz:

"A realidade desta espiritualidade nasceu do alto da cruz, quando Jesus foi transpassado pela lança e correu logo sangue e água. Desta água vertente do Coração de Jesus, nascem os sacramentos da Igreja, caminho gradativo de salvação."

Ele também enfatizou o amor incansável de Jesus:

"O amor incansável de Jesus o leva a cuidar da melhor forma do mundo e da pessoa humana. A vida em abundância, a partilha e a solidariedade, a bênção às crianças, a cura aos doentes, o alimento que mata a fome e a sua pedagogia fez com que Ele, Jesus se tornasse para a humanidade um divisor de águas."

A celebração contou com a presença emocionante da sobrinha do Padre Giovanni, Karine da Silva Prates, que expressou sua gratidão à diocese de Juína por todo o apoio recebido, especialmente diante da difícil situação enfrentada pelo povo gaúcho. Estudante de enfermagem, ela compartilhou suas experiências de trabalho humanitário e pediu orações pelo seu povo, destacando a importância do apoio e motivação que recebeu de seu tio durante sua jornada.

Ao final da celebração, Dom Neri José Tondello comunicou a toda a assembleia qual trabalho pastoral Padre Giovanni continuará a exercer dentro da diocese como presbítero. Ele continuará sendo diretor do Colégio São Gonçalo da Diocese de Juína e vigário paroquial da Catedral Diocesana, auxiliando o Padre Ítalo. Padre Giovanni se prepara para esse novo capítulo da sua vida missionária, comprometendo-se a servir a Deus e à comunidade com amor e dedicação.

 

 

Fonte Renan Dantas - Diocese de Juína
Imagem Divulgação - Pascom Diocesana

 

 

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros