O Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença em todos os estados e no Distrito Federal e forte atuação no agronegócio, participou de agenda com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, nesta terça-feira (7), em Brasília. No encontro, a instituição apresentou sugestões de medidas relacionadas ao Plano Safra 2023/2024.
Participaram da reunião Fernando Dall’Agnese, presidente do Conselho de Administração da SicrediPar, João Carlos Spenthof, membro do Conselho de Administração da SicrediPar, César Bochi, diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi, Gustavo Freitas, diretor executivo de Crédito do Sicredi, e Luis Henrique Veit, superintendente de Agronegócios do Sicredi. O diretor do Departamento de Política de Financiamento ao Setor Agropecuário do Ministério da Agricultura, Wilson Vaz de Araújo, também acompanhou a agenda.
Entre as propostas apresentadas estavam sugestões de aperfeiçoamento da política pública, visando ampliar o atendimento de produtores rurais, o fortalecimento de mitigadores de risco tendo em vista as mudanças climáticas, bem como medidas de simplificação operacional para acesso ao crédito. Por fim, os participantes avaliaram o cenário de estiagem que afeta inúmeros produtores rurais, em especial no Rio Grande do Sul.
“Quando falamos do agronegócio, contamos com mais de 680 mil associados, localizados em todos os estados no país e com uma grande diversidade de cultivos agropecuários. Estamos muito próximos dos produtores rurais e atentos as suas necessidades, por isso é tão importante esse diálogo com o Ministério da Agricultura”, salienta César Bochi.
O Sicredi é a segunda instituição financeira que mais concede crédito rural no Brasil, sendo a primeira colocada entre as instituições privadas, de acordo com rankings do Banco Central e da Febraban. No primeiro semestre do Plano Safra 2022/2023, a instituição liberou um volume de R$ 28,5 bilhões aos produtores rurais (julho a dezembro). O valor representa um aumento de 30%, em comparação ao período anterior. Até junho deste ano, o Sicredi colocou à disposição dos produtores R$ 50,6 bilhões por meio do Plano Safra 2022/2023.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.400 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.