Aconteceu nesta quinta-feira, 11, no auditório da ASCOM/CDL, em Juína, o 2º Encontro da Regional Noroeste de Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) e Agentes de Combate às Endemias (ACE’s), celebrado como “uma vitória” pelos envolvidos, como Ellen Cristina, agente de endemias, por mobilizar representantes da categoria na região noroeste do Estado.
“Este encontro foi relevante por trazer muita informação sobre direitos e deveres dos agentes”, disse ao Juína News a agente de endemias e integrante da comissão organizadora, Jaqueline dos Santos, destacando que falta informação em muitos municípios, detalhe também citado pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde de Aripuanã, Alfredo Campos.
Elogiada por apoiar os esforços para a realização do evento, que envolveu 30 dias de trabalho preparatório, a Secretária de Saúde de Juína, Marcela Américo Ortolan, salienta que sua pasta tem priorizado a capacitação, mas este evento teve um “gostinho especial” pelo seu caráter regional.
Perguntada se o quadro de agentes de Juína, hoje com 61 profissionais, consegue atender a demanda das visitas domiciliares e ações como o combate à dengue, Marcela lembra que já houve um processo seletivo, mas os aprovados não supriram as vagas que resolveriam o déficit, havendo a necessidade de outro. Observa, contudo, que a equipe tem se desdobrado, pois tem setores sem representação fixa de cobertura.
Ligado ao órgão idealizador do Encontro, o coordenador técnico da Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado, Carlos Eduardo enfatizou a importância da mobilização da categoria, através dos encontros regionais, para o avanço da troca de experiências. Ele anunciou que o Tribunal de Contas vai lançar o marco regulatório da categoria, em evento que será realizado em Cuiabá, com a presença de Prefeitos e Secretários de Saúde.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews