Na manhã desta segunda-feira, dia 05, um acidente de trabalho envolvendo Irani Guerra, mais conhecido como "Guerra", eletricista, encanador e prestador de serviços gerais, deixou a comunidade local preocupada. O incidente ocorreu quando Guerra caiu de uma altura de aproximadamente quatro metros enquanto trabalhava sem o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), conforme o Corpo De Bombeiros de Juína, MT.
A guarnição da 14ª Companhia Independente Bombeiros Militar (CIBM) foi acionada para atender a ocorrência de queda de nível. Segundo o solicitante, a vítima estava desmaiada e apresentava sangramento no crânio. Ao chegar ao local, os bombeiros encontraram Guerra acordado, mas confuso e com um corte significativo na região occipital da cabeça.
Os bombeiros realizaram os primeiros socorros, incluindo a aplicação de um curativo no corte, imobilização da cervical com um colar P, e transporte da vítima em uma prancha até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Durante o transporte, Guerra recebeu oxigênio a 12 litros por minuto devido à baixa saturação de oxigênio (87%). Ao ser entregue na UPA, a saturação de Guerra havia melhorado para 91%, e ele estava lúcido e orientado. Guerra deverá passar por exames de tomografia para avaliar a extensão dos ferimentos.
O acidente destaca a importância crucial do uso de EPIs no ambiente de trabalho. O uso adequado de equipamentos como capacetes, cintos de segurança e calçados de proteção poderia ter minimizado ou até evitado os ferimentos no trabalhador. EPIs são projetados para proteger os trabalhadores de riscos à saúde e segurança, prevenindo lesões graves em caso de acidentes.
Guerra estava prestando mais um de seus serviços em uma oficina de carros quando sofreu o acidente de trabalho. A UPA 24 horas já solicitou uma vaga de UTI para o paciente que deverá ser transferido para cuidados intensivos.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews