A cidade de Ghent, na Bélgica, decidiu pintar círculos no chão de sua principal praça para incentivar que os moradores respeitassem as medidas de distanciamento social mesmo ao ar livre.
Na segunda-feira (29), uma multidão de estudantes universitários aproveitou o bom tempo nas mais de 100 áreas pintadas dentro da praça de São Pedro, no centro da cidade.
A Europa enfrenta uma terceira onda da pandemia do coronavírus e busca endurecer as medidas sanitárias para evitar mortes por Covid-19 enquanto vacina lentamente sua população.
A prefeitura da cidade teve essa ideia depois que uma aglomeração de estudantes, na semana passada, terminou em confrontos com a polícia.
Destino universitário, o município que fica a cerca de 50 quilômetros de Bruxelas abriga mais de 80 mil estudantes que já retornaram às aulas presenciais.
O prefeito da cidade, Mathias De Clercq, disse que foram os estudantes que apresentaram a proposta para organizar a área para encontros seguros ao ar livre.
"As pessoas podem ou não usar", disse De Clercq em entrevista à agência de notícias Reuters. "Mas isso é um belo exemplo que incentiva o bom comportamento."
A Bélgica tem uma regra que proíbe aglomerações com mais de quatro pessoas, mas não há nenhuma obrigação de que elas se reúnam dentro dos círculos pintados no chão.
Cada círculo pintado tem 6 metros de diâmetro e eles respeitam uma distância de 4 metros entre si. O uso de máscaras é obrigatório em áreas públicas.
O país também impôs um toque de recolher – até o dia 25 de abril – entre as 22h e 6h. Além disso, todo o comércio não essencial deve ser fechado às 20h.
Fonte: G1