Dois policiais militares de Várzea Grande, que estavam em Juara acompanhando uma operação da SEMA e no momento de folga, foram ao Show de Maiara e Maraisa na noite de sexta-feira, dia 16 de dezembro, no Parque de Exposições, onde protagonizaram um episódio que irá marcar a cidade para sempre.
Ao efetuarem disparos de arma de fogo mesmo para o alto, os policiais militares Bruno Soares de Moura e Willian Ribeiro Pádua, que estavam de folga e foram ao Show da dupla sertaneja, cada um portando uma pistola G17, marca Clock, causaram pânico em quem estava na festa e deixaram Juara numa situação delicada, sendo destaque negativo em todas as grandes redes de televisão em todo o Brasil, inclusive no Fantástico da Rede Globo.
Assim que aconteceu o fato dentro da arena de rodeio, que estava lotada, em sua grande maioria de jovens, imediatamente o subcomandante do 21º BPM, Elton Luiz Machado, que estava assistindo ao espetáculo a paisana, com a ajuda de outro policial militar, sem a farda, agiu e controlou a situação, reconheceu que se tratava de policiais, porém, mesmo assim deu-lhes voz de prisão, tomando as armas dos soldados de Várzea Grande e os levando direto para a Delegacia da Polícia Judiciária Civil para prestarem esclarecimentos.
De acordo com o delegado Ronaldo Binoti, responsável pelas investigações, em vídeo encaminhado para a TVCA de Sinop, esse foi o fato que aconteceu e que, no seu entendimento, eles agiram em legitima de defesa própria, já que um deles também foi agredido e um dos homens envolvidos na briga teria tentado tomar-lhe a arma e de terceiros, pois havia uma briga em que um homem estava sendo agredido por um grupo de elementos desconhecidos que não foram identificados.
Logo após serem ouvidos, os policiais foram liberados e tiveram suas armas devolvidas, já que, de acordo com a 10.826/03, permite que eles andem armados, mesmo não estando em serviço.
Felizmente ninguém se feriu e a ação dos policiais, segundo uma das vítimas que estava sendo agredida e depois concedeu entrevista ao Show de Notícias, pode ter ajudada a salvar a sua vida.
Há que se ressaltar ainda, a coragem e atitude do Tenente Elton Luiz Machado, que mesmo estando a paisana agiu imediatamente, dando voz de prisão aos suspeitos, tomando-lhe as armas e os levando para a delegacia.
O Show de Notícias acompanhou e continua acompanhando o caso e deixa o espaço aberto para quem queira se pronunciar a respeito.
Com relação ao uso de armas por policiais a paisana em momentos como este, o tenente Elton nos disse o seguinte: “A questão de entrar ou não armado é normatizado pela segurança do evento. Algumas casas optam por ter um local para guardar armas ou só proíbem de entrar armado, outras mantém um registro, anotam os dados de todos que entram armados. Já outras não fazem nada, como foi o caso”. Explicou Elton Luiz.
Fonte: Show de Notícias