Juína/MT, 14 de Julho de 2024
facebook001.png instagram001.png youtube001.png
aa9a80b34a620ff8aded7659831dc4b1.png
https://cdn.juinanews.com.br/storage/webdisco/2023/07/07/original/6752654577c6b33b1b62a50f637045f0.png
00:00:00

14 de Julho de 2024


Polícia Quarta-feira, 05 de Abril de 2023, 09:08 - A | A

Quarta-feira, 05 de Abril de 2023, 09h:08 - A | A

Operação Gestas

Polícia Civil cumpre 12 ordens judiciais contra associação criminosa envolvida em roubos e furtos em Sinop

Crimes eram ordenados de dentro da Penitenciária Central do Estado

Da Redação

 

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou na manhã desta quarta-feira (05.04), em Sinop, a Operação Gestas para cumprimento de 12 mandados judiciais contra uma quadrilha envolvida em roubos e furtos ocorridos no município e ordenados por presos de dentro de uma penitenciária estadual.

Coordenada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), a operação cumpre mandados de prisão, de buscas e de internações nas cidades de Sinop e Cuiabá.

A investigação que identificou os envolvidos nos crimes patrimoniais teve início com um furto de ferramentas ocorrido em janeiro deste ano, em Sinop, que foram apreendidas pela delegacia especializada. O grupo criminoso cometeu outros dois furtos com rompimento de obstáculo e um roubo na cidade utilizando as ferramentas. No roubo, o bando obrigou a vítima a abrir um buraco na parede para acessar o cofre da empresa. Nos furtos, a intenção também era a mesma.

Um dos suspeitos foi preso em flagrante durante um dos crimes cometidos contra uma loja de artigos de caça e pesca. Durante a investigação, a equipe da DERF apurou que presos de dentro da Penitenciária Central do Estado davam ordens para a execução dos crimes, inclusive, fazendo chamadas de vídeo com os criminosos no momento dos roubos e furtos.

A associação criminosa usava menores de idade para a execução dos crimes, que foram identificados no curso da investigação. A apuração da Derf chegou ainda ao suspeito que era a pessoa responsável por guardar as ferramentas usadas para a execução dos crimes.

Outros dois suspeitos presos na operação são investigados por roubos ao comércio local de Sinop – uma loja de revenda de celulares no centro da cidade e uma venda de açaí.

Operação

O nome Gestas se refere a um dos ladrões que foi crucificado ao lado de Jesus Cristo. Ele não se arrependeu de seu pecado.

O cumprimento dos mandados judiciais conta com apoio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher e Delegacia Municipal de Sinop, Gerência de Combate ao Crime Organizado e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Números 

4 mandados de prisão em Sinop

2 internações de adolescentes em Sinop

4 buscas e apreensões

2 cumprimentos de prisão na PCE

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros