Na tarde desta segunda-feira dia 01 de agosto, a Polícia Judiciária Civil, por meio da delegacia municipal de Juína, Mato Grosso, realizou a incineração de aproximadamente 65 quilos de drogas apreendidas nas cidades de Juína e Castanheira, entre, maconha, pasta base e cocaína.
Uma empresa da avenida JK, ofereceu a caldeira para que a droga fosse incinerada, com a presença da imprensa, profissionais da Vigilância Sanitária em Saúde, peritos da POLITEC, e policiais civis.
Após o ato de incineração o delegado Dr. Ronaldo Binoti Filho, titular da delegacia, concedeu entrevista e relatou que a droga destruída na data de hoje, corresponde a prisões de traficantes e apreensões de drogas realizadas de dezembro do ano de 2021, até o primeiro semestre de 2022, ocorrendo uma outra ação semelhante no segundo semestre de 2021.
Dr. Ronaldo disse que após a conclusão dos inquéritos de prisões de traficantes, uma solicitação foi feita junto ao juiz da comarca de Juína que autorizou a destruição das drogas apreendidas que se encontravam nas dependências da delegacia municipal, sendo uma parte do trabalho administrativo da polícia civil fazendo parte de um projeto de limpeza da delegacia que catalogou as drogas a serem destruídas, tirando de circulação uma grande quantidade de entorpecentes e livrando a sociedade da ação criminosa dos traficantes que destroem vidas e famílias com a mercancia de drogas na região, sendo o consumo de drogas uma porta aberta para outros crimes. Ele garantiu que a Polícia Civil continuará trabalhando de forma incessante para prender traficantes e retirar drogas de circulação.
O delegado explicou a presença dos profissionais da Vigilância Sanitária em Saúde, que se dá devido a uma determinação da Lei de Nº 11.346/2006, devido a mesma tratar de todas as normas relacionada as drogas, e pela dinâmica legal, vários órgãos públicos, inclusive a Vigilância Sanitária faça parte do processo de incineração das drogas, garantindo lisura, transparência e legitimidade no ato.
Também foram destruídas balanças de precisão e outros materiais usados para embalar drogas, que também haviam sido apreendidos grande parte na cidade de Juína, e uma pequena parte no município de Castanheira que está subordinado a delegacia municipal de Juína, ressaltou o delegado Dr. Ronaldo Binoti.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews