Termina nesta sexta-feira, 05, o prazo da janela partidária, que possibilita a mudança de partido por parte de vereadores e vereadoras que pretendem concorrer às eleições de 2024 por outra agremiação. Em Castanheira, a 42 km de Juína, algumas decisões já estão tomadas.
Pelo que apurou o Juína News, neste final de ano legislativo o União Brasil será o partido mais fortalecido no município e o PSD o mais esvaziado, quem sabe até 100%, uma vez que toda sua atual bancada migrará para o partido do governador Mauro Mendes.
Segundo informações, Lourival Alves da Rocha, Marquinhos e Marisa estariam deixando o PSD, indo para o União Brasil. Este partido também deverá receber o reforço até o final do ano legislativo, do vereador Palito, que deixa assim o MDB, depois de já ter passado pelo PP e PSD.
Embora muita coisa em política, antes de decisões, seja balão de ensaio, Amilcar Rios e Rogério Graeff informam que permanecerão no MDB e Marli Dias estaria deixando o PSB para ingressar no PL, que já tem comissão executiva formada, tendo à frente o empresário Lenoir Maria. Não obtivemos informações sobre as decisões de Merciane Dias e Juares da Máquina, ambos do PT.
Agradecimento
Em contato com nosso Site, o vereador Palito agradeceu ao MDB, pelo apoio recebido às suas demandas, especialmente através da deputada Janaina Riva, que tem forte base eleitoral no noroeste do Estado e foi, nas duas últimas eleições, sendo a primeira mulher a receber duas vezes seguidas o maior número de votos na disputa pelo parlamento estadual.
Segundo Secretário da atual Mesa do Legislativo, Palito resolveu reforçar apoio ao prefeito Jakson de Oliveira Rios Júnior, o Juninho, e o governador Mauro Mendes, no União Brasil, e aposta que o partido deve fazer quatro vereadores nas próximas eleições, coincidência ou não o mesmo número dos que devem ingressar no partido, salvo se o vento soprar as nuvens das projeções de momento.
Sobre a janela e filiações
Além do “fechamento da janela” nesta sexta-feira para os atuais vereadores, o prazo de filiação para quem deseja concorrer às eleições de 2024, mas que não a utilizam, encerra-se no dia seguinte, ou seja, no sábado.
Como é feita a Filiação Partidária?
Para realizar a filiação partidária, é necessário que a cidadã ou o cidadão esteja com sua situação regular na Justiça Eleitoral. Caso a situação esteja regular, a cidadã ou o cidadão deve requerer ao partido a sua filiação, por meio do Sistema de Filiação Partidária (Filia). Para confirmar se o procedimento foi realizado, basta emitir uma certidão que informa a existência ou não de filiação partidária.
A filiação partidária é um pré-requisito fundamental para a candidatura de qualquer cidadã ou cidadão, assim como a nacionalidade brasileira, o alistamento eleitoral e o domicílio no local de candidatura. Também é necessário ter a idade mínima para concorrer aos cargos (35 anos para Presidente e senador; 30 anos para governador; 21 anos para prefeito e deputado federal, estadual ou distrital; e 18 anos para vereador).