Dados do Ministério da Saúde atualizados na terça-feira (8) mostram que Mato Grosso ocupa o primeiro lugar no ranking nacional de mortes por covid-19 acumuladas por 100 mil habitantes. Segundo números da Saúde, o estado tem um total de 410,5 óbitos em decorrência do coronavírus a cada 100.000 mil habitantes.
Em seu Twitter, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) citou o dado, criticou a Assembleia Legislativa e disse que a Casa de Leis "abraçou o negacionismo”, em referência à aprovação da não obrigatoriedade do passaporte vacinal para acesso a estabelecimentos no estado.
“Assembleia de MT abraça mais uma vez o negacionismo e aprova lei que proíbe adoção do passaporte sanitário. Isso no estado que tem a maior mortalidade por covid do Brasil (407 mortes por 100 mil habitantes) e baixíssima cobertura vacinal de crianças (menos de 33 mil vacinadas)”, disse Lúdio.
Ao final de julho e início de agosto do ano passado, quando o estado atravessava um pico da doença, Mato Grosso também liderava a triste marca negativa, porém, com 360,8 mortes a cada 100 mil habitantes - número inferior comparado aos registros atuais.
Em Mato Grosso, 73,34% da população recebeu a primeira dose da vacina anticovid, enquanto 62,07% já está imunizada com as duas dose ou dose única, de acordo com o Portal Covid-19 Brasil. 13,82% tomaram a dose de reforço.
Fonte: GD