Barra do Garças (509 km a leste de Cuiabá) e Conquista D'Oeste (571 km ao oeste de Cuiabá), decretaram situação de emergência para os setores agricultura e agropecuária, por conta da instabilidade no clima em Mato Grosso.
Segundo o prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves (PSD), o decreto nº 5.365 de sexta-feira (12), busca auxiliar os pequenos, médios e grandes produtores rurais na renegociação de dívidas com o banco e na contenção de danos causados pela estiagem e chuvas irregulares desde o último semestre de 2023.
“O documento garante uma segurança jurídica para essas eventuais negociações”, explicou o prefeito.
Em Conquista D'Oeste, a prefeita Maria Lúcia informou que no segundo semestre de 2023, o município sofreu uma grave seca, devido à falta de chuva. Segundo ela, com a situação climatológica, provocou danos no setor da agricultura, agricultura familiar, agropecuária, bem como nas propriedades rurais, inclusive, no resultado da produtividade.
"Fica decretada situação de emergência no município de Conquista D'Oeste, decorrente da existência de situação anormal em virtude de estiagem climatológica, classificada e codificada como seca", cita no decreto nº 002, dessa quinta-feira (11).
Ambos os decretos municipais são válidos por 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período.
Fonte: GD