Juína/MT, 05 de Maio de 2025
facebook001.png instagram001.png youtube001.png
aa9a80b34a620ff8aded7659831dc4b1.png
https://cdn.juinanews.com.br/storage/webdisco/2023/07/07/original/6752654577c6b33b1b62a50f637045f0.png
00:00:00

05 de Maio de 2025

Juína Segunda-feira, 05 de Maio de 2025, 14:58 - A | A

Segunda-feira, 05 de Maio de 2025, 14h:58 - A | A

Sofreu parada

Homem que se engasgou com pedaço de carne é levado para UTI em Juína

Juína News

Um homem de 49 anos, residente na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, na Linha 01, em Juína, passou por uma experiência angustiante na tarde deste domingo (04), após se engasgar com um pedaço de carne de aproximadamente 5 centímetros.

Alertada, uma guarnição da 14ª Companhia Independente Bombeiros de Juína deslocou-se rapidamente para o local, acionando, simultaneamente, uma Unidade Avançada do SAMU. A operação teve início com os primeiros socorros prestados pelo soldado bombeiro Rocha Martins, que já estava no local. A vítima foi inicialmente transportada em uma caminhonete, enquanto outras intervenções foram realizadas pelos bombeiros a caminho e pela equipe do SAMU, composta por um médico e dois enfermeiros, ainda durante o deslocamento.

De acordo com informações apuradas pelo Juína News, o procedimento inicial, incluindo manobras de RCP (Reanimação Cardiopulmonar), não obteve resultados imediatos. No entanto, durante as intervenções realizadas no trajeto, com o uso de oxigênio e técnicas de desobstrução, o pedaço de carne foi removido. A vítima foi então entubada, medicada e encaminhada à UPA, ainda inconsciente devido ao tempo sem oxigenação adequada, mas já respirando normalmente.

Após o atendimento emergencial na UPA 24 horas, o homem foi transferido para a UTI, onde recebe os cuidados necessários para sua recuperação.
Conforme apurado pelo Juína News, nesta segunda-feira inicia o processo de desmame de sedação para saber qual será a reação do paciente que sofreu parada cardiorrespiratória seguido de ressuscitação cardiopulmonar.

Perigo: engasgo pode levar à morte em minutos

Integrantes da equipe dos Bombeiros que atuaram no socorro destacam que casos como esse exigem resposta imediata, pois, quando as vias respiratórias ficam obstruídas, o corpo começa a dar sinais de sufocamento em questão de segundos.

“Em situações de engasgo, cada segundo conta. Se a pessoa não consegue tossir, falar ou respirar, é preciso agir rápido com manobras como a de Heimlich ou compressões abdominais, enquanto se busca ajuda profissional. Muitas mortes poderiam ser evitadas se mais pessoas soubessem como agir nesses momentos." dizem especialistas.

Orientações para emergências:

Se a vítima estiver consciente e tossindo, incentive-a a continuar, pois a tosse é o mecanismo mais eficaz para desobstrução.
Se não consegue tossir ou respirar, aplique a Manobra de Heimlich: posicione-se atrás da pessoa, faça compressões firmes para cima, no abdômen, abaixo das costelas.
Caso a vítima desmaie, inicie a RCP e chame imediatamente o SAMU (192) ou Bombeiros (193).

A rapidez no atendimento salvou uma vida neste caso, mas a prevenção e o conhecimento básico de primeiros socorros podem fazer a diferença em situações críticas. Fique atento e compartilhe essas informações – você pode salvar alguém.

Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros