Uma das sete cores lembradas em maio com campanhas de conscientização nos âmbitos social e de saúde é a laranja, associada ao enfrentamento do abuso sexual contra crianças e adolescentes. Em Juína, uma das atividades no espírito da campanha “Faça Bonito” acontecerá neste sábado, a partir das 17 horas, na Lagoa da Garça, tendo como destaque o “Cine Família”, com a exibição de um filme vinculado ao tema.
A coordenadora do CRAS em Juína, Ligiani Faresin, veio a público nesta quarta-feira, 14, para convidar a comunidade a participar desse momento especial, que conta com a parceria de entidades ligadas ao enfrentamento da violência sexual, integrantes da Rede de Apoio, como o CREAS, o Conselho Tutelar e o Ministério Público. Como as crianças são o foco da ação, os organizadores garantem que os presentes serão recebidos com pipoca, picolé e algodão-doce.
Ligiani lembra que, em 2025, a campanha completa 25 anos, tendo origem em um episódio de repercussão nacional: o caso Araceli. A menina de 8 anos foi drogada, estuprada e assassinada no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), por jovens de classe média alta. A data, inserida no Maio Laranja, serve para lembrar essa tragédia e mobilizar a sociedade na luta pela proteção de crianças e adolescentes.
“Queremos convidar toda a sociedade para estar ali, na Lagoa da Garça, junto conosco, participando dessa ação”, reforça a coordenadora. “Precisamos falar sobre esse tema, quebrar o silêncio e garantir que nossas crianças cresçam em segurança. A prevenção começa com informação, e cada pessoa presente faz diferença nessa causa.”
A propósito da campanha, o mês de maio tem sido marcado, também, por rodas de conversas com especialistas, abordando sinais de alerta, canais de denúncia e formas de apoio às vítimas. A iniciativa busca não apenas conscientizar, mas também fortalecer a rede de proteção. Em Juína, como em todo o país, a população tem sido incentivada a denunciar casos suspeitos por meio do Disque 100 ou do Conselho Tutelar. Como destaca uma das frases da campanha: “Proteger nossas crianças é um dever de todos!”.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews