O próximo sábado (27) será de grande movimento em Juína, em vários pontos da cidade, em razão de um projeto 100% do bem.
O Mutirão dos Remédios, amparado no slogan “Remédios Vencidos, Rio Perdido Protegido” nos remete a um problema que nem todos percebem: a possibilidade de contágio do lençol freático se reverter, negativamente, na forma de um mal invisível.
A iniciativa conta com várias mãos, destacando-se a participação da Escola Renova Brasil, maior instituição de formação política do país, voluntários dos mais diferentes segmentos da comunidade, entre eles do programa Juína Mais Verde, e parceiros comerciais como Sicredi, Pasqualotto e Drogaria São Jorge.
Desde 2021 o município de Juína já conta com uma lei relacionada ao descarte de remédios em desuso, de autoria da vereadora, biomédica e mestra em Assistência em Avaliação de Saúde Luiza Monteiro Boer, que resultou na ação inédita na região noroeste de se ter um dispensador de remédio vencido em todas as unidades de saúde.
Tanto Luiza, como Deusdete Romero e Beatriz Wandscheer, as duas integrantes da Escola Renova Brasil, comungam o espírito da iniciativa, segundo o qual iniciativas do gênero contribuem para a formação de uma cultura de preservação do meio ambiente, a preservação da saúde e luta contra a contaminação do lençol freático e do Rio Perdido, visado no Mutirão, com nascente dentro do município.
A programação começará às 07h, na Câmara, onde haverá um coffee break, seguido de informações e orientações, início das coletas às 08 nos bairros da cidade, e 11 horas pesagem dos medicamentos, quando se avaliará, segundo Luiza Monteiro, o impacto que a iniciativa estará deixando na luta por uma mudança de cultura. Uma equipe também estará aposta nas Praças da Bíblia, Módulos 05 e 06 e Padre Duílio.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews