Juína/MT, 22 de Julho de 2024
facebook001.png instagram001.png youtube001.png
aa9a80b34a620ff8aded7659831dc4b1.png
https://cdn.juinanews.com.br/storage/webdisco/2023/07/07/original/6752654577c6b33b1b62a50f637045f0.png
00:00:00

22 de Julho de 2024


Polícia Segunda-feira, 07 de Agosto de 2023, 07:31 - A | A

Segunda-feira, 07 de Agosto de 2023, 07h:31 - A | A

investigação

PM afasta soldado que matou homem durante abordagem em Cotriguaçu

Corregedoria da Polícia Militar abriu um inquérito para apurar a conduta do soldado que matou Thiago Graciote Moraes, 29, durante uma abordagem na madrugada de sábado (5), em Cotriguaçu (950 km ao noroeste de Cuiabá). A ação que resultou na morte da vítima durou menos de 1 minuto e foi registrada em vídeo. O Soldado foi afastado do cargo. 

Em nota encaminhada à imprensa, a corregedoria ainda afirmou que solicitou o acompanhamento do Ministério Público (MPE) durante a apuração. “O Governo de Mato Grosso reforça que não coaduna com nenhum tipo de violência ou abuso de autoridade”, disseram.

Reportagem questionou a assessoria da PM se o soldado continua em atividade e foi informada que ele foi afastado das funções. "O comandante do 8º Comando Regional, sediado em Juína, tenente-coronel Sizieboro Elvis Barbosa, já está se deslocando para Cotriguaçu para tomar todas as providências necessárias". 

O corpo de Thiago foi velado na tarde de sábado na funerária Bom Jesus e sepultado logo em seguida. 

Tiros na rua

Como já noticiado, a PM foi acionada 1h após receber uma denúncia de som alto na avenida Henrique Xavier. Quando chegaram, o evento já tinha acabado.  

Porém, flagraram uma discussão na esquina da via. Nesse momento – que já é possível ver no vídeo gravado por um popular –, a polícia tenta abordagem dos envolvidos.  

A equipe manda o grupo colocar a mão na cabeça. Thiago e o amigo se exaltam, saem do local e um deles afirma que não é bandido para ser abordado daquela forma.  

Em seguida, eles seguem para a avenida, quando um dos policiais chega chutando o amigo de Thiago. Ele entra na frente, o policial saca a arma e depois de ouvir a dupla dizendo ‘atira, atira’, dispara o tiro.  

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas Thiago morreu no meio da rua. Cena foi isolada para os trabalhos da Polícia Civil.

Veja a nota da PM na íntegra:

"A Corregedoria-Geral da Polícia Militar abriu inquérito para apuração dos fatos ocorridos na madrugada deste sábado (05.08), no município de Cotriguaçu.

Solicitou também o acompanhamento do Ministério Público do Estado nas averiguações.

O Governo de Mato Grosso reforça que não coaduna com nenhum tipo de violência ou abuso de autoridade"

A Polícia Militar de Mato Grosso informa que determinou o imediato afastamento do policial militar envolvido na ocorrência em Cotriguaçu.

O comandante do 8º Comando Regional, sediado em Juína, tenente-coronel Sizieboro Elvis Barbosa, já está se deslocando para Cotriguaçu para tomar todas as providências necessárias".

Veja a nota do Comandante-Geral da PM:

É impactante a cena de pouco mais de um minuto que vemos em Cotriguaçu. O triste resultado obtido na abordagem está longe do pretendido por quem deve salvaguardar a vida. Assim, nos unir ao luto dos familiares e amigos é o que nos cabe por princípio, além da apuração rigorosa já iniciada, se necessário cortando a própria carne ao fim.

Temos a informar que todos os profissionais envolvidos estão sob acompanhamento e à disposição da investigação, que começa sim pelo vídeo, mas que não ficará apenas nele.

É preciso ver o que o celular não pôde ver. É preciso interpretar mãos que vão a cintura durante a abordagem rapidamente. Ver, portanto, com argúcia o cenário, as pessoas e o complexo de causas que levaram ao disparo. Simplificar julgando e sentenciando é a tentação para todos agora; não é isso que buscamos, de forma precipitada, em respeito à justiça.

Cotriguaçu, cidade ordeira e de uma população amiga da PM, receberá todo suporte operacional e os esclarecimentos necessários para a devida cicatrização desse episódio. É nosso ânimo responder à toda sociedade o mais breve possível a quem cabe, sem corporativismo, a exata medida de responsabilidade.

 

Alexandre Mendes - Cel PM
Comandante-Geral da PMMT

 

 

 

Fonte: GD

VÍDEO

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/video/pm-atira-e-mata-jovem-apos-abordagem-por-perturbacao-de-sossego-em-cotriguacu-mt-11842812.ghtml

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros